Você sabe o que é o Ho’oponopono da Identidade Própria? E quem criou esse Ho’oponopono? E porquê e para quê esse Ho’oponopono foi criado? É muito bom a gente conhecer a história de uma oração antes de praticar. Assim, nós vamos conseguir entender porque estamos praticando, qual foi o objetivo de quem criou aquela oração e, com isso, a nossa oração vai ter muito mais eficácia, porque vai ser feita com consciência! Se você quer saber mais sobre o Ho’oponopono da Identidade Própria, fica comigo que eu vou te contar!
O Ho’oponopono da Identidade Própria
Fazendo uma breve retrospectiva da história do Ho’oponopono, primeiro surgiu o ho’oponopono tradicional, que era praticado pelas famílias havaianas. Como nós já explicamos em um vídeo anterior, o Ho’oponopono Tradicional tinha 12 passos e exigia a reunião da família e um bom tempo disponível de todos os envolvidos, o que tornava muito difícil essa prática.
Assim, nas décadas de 1970 e 80, a Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona, pensando nas dificuldades de se praticar o ho’oponopono tradicional, mas levando em conta todo o poder dessa tradição, criou o Ho’oponopono da Identidade Própria, que é uma forma de oração muito poderosa para ajudar na limpeza e purificação de memórias negativas de uma pessoa, considerando a sua família e os seus descendentes, desde de o início da criação até o presente.
A criação do Ho’oponopono da Identidade Própria
Kahuna é uma palavra havaiana que significa especialista em alguma área de atuação, tal como um médico, um engenheiro ou um sacerdote (Wikipedia, 2023). No caso de Morrnah, ela era uma sacerdotisa das tradições religiosas havaianas e conhecia o ho’oponopono em sua versão original, tal como os antigos havaianos praticavam. Então, ela pode ser chamada de Sacerdotisa Morrnah.
Mas Morrnah compreendeu que não era possível expandir a prática do ho’oponopono se fosse feita do modo antigo. Foi assim que ela criou uma versão mais simples do ho’oponopono, que ela chamou de Ho’oponopono da Identidade Própria, ou seja, um ho’oponopono praticado de forma individual, e não familiar, como era feito pelas tradições havaianas. Nessa versão renovada da oração, Morna procurou abordar todos os aspectos de um pedido feito à Divindade, tal como o Pai Nosso.
A oração do Ho’oponopono que nós conhecemos como oração original é, na verdade, uma versão atualizada do Ho’oponopono Tradicional. E muito bem escrita, muito bem recitada, porque parece ter sido inspirada pela Unicidade.
A Oração Original
A oração original invoca a Divindade na Unicidade, pede perdão por tudo que possa ter feito, pelos seus antepassados e presentes, pede a purificação de todas as energias e blocos de memórias que representam o karma, e apresenta o mantra das 4 frases: sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata. Esse mantra nós vamos explicar em um próximo vídeo. E também a oração original nós vamos detalhar e explicar cada frase dela em um próximo vídeo.
Depois, a oração faz a liberação do outro, entendendo que aquilo que o outro fez para mim é merecido, pela lei do karma. Portanto, não há razão para sentir mágoa. Como diz o Gilberto Gil, não há o que perdoar, por isso há de haver mais compaixão.
Ela fala da dificuldade de perdoar, e por isso pede perdão. Fala da dificuldade em viver nessa terra, nesse planeta, da dificuldade de se relacionar com as pessoas, de enfrentar a vida atual e todas as vidas passadas, dos problemas do corpo físico, causado pelas nossas memórias acumuladas, pelas nossas crenças limitantes. Você pode ver a humildade da Morrnah quando fala que não consegue perdoar as pessoas e por isso ela pede perdão. Veja o nível de espiritualidade dessa senhora, que pede perdão por não ser capaz de perdoar.
Além disso, ela não só pede perdão por si mesma, mas também em nome dos seres que ela ama. Ela pede perdão pelo planeta que a recebeu e a acolheu e que nem sempre tratamos com respeito. Afinal, o planeta é um ser vivo também, composto por muitas células que somos nós, os seres vivos. A terra é um organismo gigante que também está evoluindo, assim como nós individualmente. E assim como as nossas células, do nosso corpo, também estão evoluindo em outro nível. Tudo que tem vida, tudo que se move no universo tem luz e portanto está evoluindo, seguindo na direção da luz. Seguindo para a quintessência, que é menos matéria escura, mais luz pura!
A Morrnah também pede perdão por tudo que ela não gosta, afinal, nessa vida de dualidade que vivemos, é normal que haja coisas desagradáveis e que são difíceis de aceitar. A dualidade nos traz o prazer, mas também a dor. Nos traz a alegria, mas também a tristeza. E nós precisamos aceitar tudo isso! E como é difícil, não é? Por isso, ela pede perdão, pela dificuldade de aceitar o que ela não gosta. Você pede perdão por isso? Isso é uma grande humildade!
Depois, ela pede a limpeza, a purificação e a transmutação dessas energias em luz! No último momento da oração, ela agradece pela Divindade passar esses momentos com ela, ou seja, é um reconhecimento de que a Existência, de que Deus está ali a todo momento cuidando e protegendo, apesar de ela nem sempre conseguir ver isso.
Então, se vocês observarem, é como se a Morrnah colocasse, em uma oração, todos aqueles passos do ho’oponopono tradicional que nós vimos no vídeo anterior dessa série. Ela sintetizou e simplificou no Ho’oponopono da Identidade Própria, mas sem perder a essência do ho’oponopono tradicional.
E é essa a grande contribuição da Sacerdotisa Morrnah Simeona, que deve estar lá no céu emitindo e vibrando a sua luz para nós todos aqui embaixo!
Agradecimentos
Antes de encerrar, eu gostaria de agradecer a você por ter assistido o vídeo até o final! Se gostou do vídeo, não se esqueça de deixar aquele like poderoso, de deixar seus comentários sobre o que você achou do vídeo e de inscrever para receber mais conteúdos como este! Isso tudo ajuda a divulgar o canal para mais pessoas com interesse nesse assunto e nos motiva a criar mais vídeos como esse para você!
Gostaria de agradecer também a todos os criadores de conteúdo, artistas, músicos, fotógrafos e às plataformas que disponibilizam seus conteúdos para que possamos usar e tornar nossos conteúdos mais atraentes e interessantes.
Encerramento
Desejo a todos os seres uma vida plena, com muita luz e que você siga seu caminho de crescimento e expansão espiritual na mais santa paz!
Namastê!
Créditos
Música
- Lotus Pond – Aakash Gandhi.mp3. Biblioteca de Música do Youtube
Vídeos
- planet_-_31613 (Original).mp4 Vídeo de Relaxing_Guru no Pixabay
- massage_-_701 (Original).mp4 Vídeo de Vimeo-Free-Videos no Pixabay
- pexels-ivan-samkov-6689162 (Original).mp4 Vídeo de Ivan Samkov: https://www.pexels.com/pt-br/video/sozinho-solitario-cama-leito-6689162/
- production_id_4982413 (1080p).mp4 Vídeo de olia danilevich: https://www.pexels.com/pt-br/video/adoravel-encantador-cativante-infancia-4982413/
- 1103119_1080p_Calm_Worried_1920x1080.mov https://www.freepik.com/free-video/sad-stressed-woman_163925#fromView=search&page=1&position=2&uuid=3809f74b-6e17-43f9-94b4-c18a5842d95e
- video (1080p).mp4 Vídeo de Deeana Arts: https://www.pexels.com/pt-br/video/as-maos-de-uma-mulher-sao-gesticuladas-em-posicao-de-oracao-3530092/
- 525069_Hands_Pray_God_1280x720 https://www.pexels.com/pt-br/video/as-maos-de-uma-mulher-sao-gesticuladas-em-posicao-de-oracao-3530092/