Conheça a verdadeira história de como surgiu o Ho’oponopono, desde os tempos mais longínquos, assim como as origens dessa oração tão poderosa, para melhor aproveitar seus benefícios.

Conheça a verdadeira história de como surgiu o Ho’oponopono, desde os tempos mais longínquos, assim como as origens dessa oração tão poderosa, para melhor aproveitar seus benefícios.

Ho'oponopono ©Alfarrábios da Alma, 2023
Sumário

O ho’oponopono é uma oração muito poderosa que pode ajudar você a limpar suas memórias negativas e, com isso, permitir que você tenha uma vida mais plena. 

Mas, você sabe como surgiu e de onde veio o ho’oponopono? É importante saber a origem e a história das coisas que usamos para que a gente saiba usar da maneira correta, com o sentido verdadeiro que aquilo tem. 

A maioria das pessoas que usa o ho’oponopono não faz ideia do que seja, de como ele surgiu, do porquê de cada frase, de cada palavra dessa oração. E por isso, a pessoa pode estar distorcendo a oração, fazendo com que ela não funcione adequadamente, não produzindo o resultado que a pessoa deseja com a oração. 

Já pensou você fazer uma oração para ter mais felicidade, mais sucesso e a sua vida começa a embolar e você começa a ter mais tristezas e fracassos? Aí você vai achar que é culpa da oração, quando na verdade, é o seu desconhecimento do significado da oração que faz com que você tenha resultados negativos. E o conhecimento das origens e das intenções de uma oração também vão te ajudar a entender e a superar os obstáculos que podem surgir na sua vida, depois que você começa a praticar.

Porque, de fato, sempre que iniciamos uma mudança qualquer, vamos ter um período conturbado que é típico da própria transformação, da própria mudança! Mas quanto nós temos o conhecimento sobre as técnicas que estamos usando, nós conseguimos entender as transformações e ter paciência até que tudo se acomode novamente!

Por isso, agora, eu vou explicar para você um pouco sobre as origens dessa poderosa oração que é o ho’oponopono para que você possa praticar com convicção, sabendo direitinho o significado de cada frase. E assim você vai poder mentalizar da maneira correta e ter resultados realmente efetivos com o ho’oponopono!

Origens do Ho’oponopono

O Havaí é um lugar fascinante, com lindas praias, um sol acolhedor e deliciosos drinks, acompanhados pela beleza das mulheres havaianas ao som de hola, hola. 

Mas esse lugar paradisíaco é também um lugar de muita fé com tradições e rituais religiosos que se propagam ao longo das gerações.

E foi lá no Havaí que surgiu a tradição milenar do Ho’oponopono, que é uma técnica de oração poderosa que pode ajudar você a resolver problemas de qualquer natureza.

Mas o ho’oponopono que nós conhecemos hoje não se parece com o ho’oponopono das tradições havaianas. 

Segundo o livro de Joe Vitale, o ho’oponopono surgiu bem antes de se tornar um mantra, e era feito em família, reunindo todos os membros para resolver conflitos que estivessem impedindo a harmonia da família.

O ho’oponopono tradicional durou por muito tempo, até que aconteceu a colonização do Havaí pelos Estados Unidos e as religiões e tradições havaianas foram reprimidas, chegando até mesmo a serem proibidas pelos missionários cristãos.

Com essa repressão da cultura havaiana e com a vinda desses missionários americanos para o Havaí, houve uma grande miscigenação e essas práticas religiosas e rituais foram sendo esquecidas ou mesmo ocultadas pelos velhos sacerdotes kahunas. E assim se tornaram algo místico e proibido, de modo que pouco se falava a respeito.

Quando o psicólogo americano Max Freedom Long foi morar no Havaí em 1927, ele ficou muito curioso quanto a essas tradições dos antigos kahunas havaianos, mas ele não conseguiu nenhuma informação a respeito, pois era algo muito bem escondido pelos havaianos (Kahalewai, 2023).

Ele conta em seu livro “Milagres da Ciência Secreta” que, só quando ele retornou aos Estados Unidos, 3 anos depois, foi que recebeu, como inspiração, a missão de compilar a filosofia huna, que contém a sabedoria dos antigos kahunas havaianos.

No entanto, há controvérsias quanto a ele ter recebido de fato essa sabedoria, já que muito do que ele conta no livro está mais relacionado à Teosofia e parece não corresponder aos vestígios históricos que os pesquisadores têm acesso.

A despeito dessas controvérsias, é inegável a contribuição de Max Freedom Long à divulgação das tradições e ensinamentos dos kahunas, por meio dos seus livros e da sua Huna Research, que é uma associação ativa com sedes em diversos países, inclusive no Brasil, voltada para o estudo da huna havaiana.

Para quem conhece Alan Kardec e o espiritismo, deve saber da importância que ele teve para essa tradição filosófica e religiosa. Allan Kardec mergulhou na pesquisa e na organização dos conhecimentos relativos ao Espiritismo e na compilação dos resultados dessas pesquisas, divulgando todo seu estudo na forma dos 7 livros fundamentais para o Espiritismo até hoje, que são “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “A Gênese, os Milagres e as Predições”, “O Céu e o Inferno”, “O que é o Espiritismo” e “Obras Póstumas”. Max Freedom Long teve um papel semelhante em relação à filosofia huna, servindo como um compilador dessa doutrina. Seus livros principais sobre a filosofia huna são: 

  1. Descobrindo a Magia Antiga , 1936
  2. A ciência secreta por trás dos milagres , 1948
  3. O segredo por trás dos milagres , 1953
  4. Auto-sugestão e a nova teoria Huna de mesmerismo e hipnose , 1958

Long não falou sobre o ho’oponopono diretamente nos seus livros, mas falou muito sobre a oração em seu livro “Auto-sugestão e a nova teoria Huna de mesmerismo e hipnose” de 1958, que não existe no idioma português, só existe em inglês, até o momento. Se você tiver oportunidade de ler esse livro, vai perceber que tudo que Long explica sobre a oração dos kahunas havaianos é como se ele estivesse descrevendo o ho’oponopono! Ou seja, embora ele não use a palavra ho’oponopono, ele fala da oração havaiana exatamente com as mesmas características do que é descrito pela Morrnah Simeona e pelo Hew Len. 

Aos poucos, o ho’oponopono foi sendo transformado, simplificado e adquirindo cada vez mais substância, de acordo com os iniciados que praticaram e tiveram resultados com essa oração. Por isso é que foi se tornando uma oração cada vez mais poderosa para limpeza e purificação das memórias.

Depois de Long divulgar a oração dos kahunas havaianos, quem divulgou o ho’oponopono foi a kahuna Morrnah Nalamaku Simeona, que correu o mundo ministrando palestras sobre o poder do ho’oponopono.

A Morrnah teve um câncer quando ainda era muito jovem. Então, ela conseguiu uma antiga descrição do processo do Ho’oponopono tradicional e usou para se curar e depois se tornou uma sacerdotisa kahuna. Assim, ela adaptou o processo tradicional aos tempos modernos. Ela criou um programa que permite uma limpeza espiritual, mental e física de forma simples e eficaz, de forma a libertar-se do estresse e alcançar melhor saúde, bem-estar e relacionamentos saudáveis.

Nos anos 1980, Morrnah criou o Ho’oponopono da Identidade Própria, que diz que nós somos a soma de todos os nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações passadas e que a nossa vida atual e nossas decisões são influenciadas pelas memórias do passado, que são o nosso ego e as nossas crenças. E que devemos reconhecer que somos responsáveis pelas vidas que nós temos. Quando compreendemos e aceitamos isso, então iniciamos nosso caminho de volta para casa.  (Algumas Palavras Sobre Meu Encontro Com O Ho’oponopono/Parę Słów O Moim Spotkaniu Z Ho’oponopono (Polonês), 2008)

O processo do Ho’oponopono é uma petição ao Divino para remover as energias tóxicas e preencher consigo mesmo o espaço deixado por elas. Ele faz isso na Mente, começando pela parte espiritual, ou seja, a Superconsciência. Depois limpa a parte intelectual, libertando-a das formas-pensamento. Por fim, passa para a parte Emocional – o subconsciente, removendo emoções/sentimentos tóxicos e preenchendo-o consigo mesmo, ou seja, Amor.

No próximo capítulo

No próximo vídeo sobre o ho’oponopono, eu vou te contar sobre em detalhes o que é o ho’oponopono, a etimologia e o significado da palavra. Vamos entender cada uma das partículas dessa palavra e os significados de cada partícula. Isso ajuda a entender bem profundamente a oração, os objetivos e a relação do ho’oponopono com os povos antigos e com outras tradições espiritualistas que também têm instrumentos e técnicas semelhantes para fazer petição à Divindade. Se você quer saber de verdade o que é o ho’oponopono, assista o próximo capítulo que vem por aí!

Agradecimentos

Antes de encerrar, eu quero te agradecer por ter ficado comigo até o final! Aproveito para te lembrar de dar aquele like iluminado, de deixar seus comentários sobre o vídeo, suas dúvidas e sugestões e de inscrever para receber mais conteúdos como este! Sua opinião e seu feedback são muito importantes para que a gente troque ideias, amplie os nossos conhecimentos e para que a gente possa trazer conteúdos bem legais para você!

Está gostando do nosso conteúdo? Deixe seu review e compartilhe!

Avaliação do Post
0.0/5

Avalie o Post

Assista no Youtube

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!