Respiração Pranayama para quem acorda a noite

Respiração Pranayama para quem acorda a noite

Respiração Pranayama ©Alfarrábios da Alma, 2024
Sumário

Você acorda no meio da noite? Você acorda, fica se revirando na cama e não consegue dormir de novo? E depois você se atrapalha no dia seguinte, fica morrendo de sono, irritado, chateado e andando por aí com o colchão pendurado nas costas? Então, esse vídeo é para você! Respiração PranayamaFica comigo que eu vou te mostrar algumas soluções para você poder voltar a dormir, feito um anjinho! 

Xgs5Mzvciu6 8vztt5RtCXRRIH39CTr1M6VJrTxQKtQH57WgPJNvZLZs3kP 4hhtppMkbMr2pTNjaWCsSMZAU5Wg7ANrCep WbQ rIKC0M4OSJ vhhEsM6XCA3gygh0S3hm1oCcThzVSZGtYgCWS83w

Olá! Saudações de Luz!

Respondendo a uma pergunta da nossa amiga Tania Silva, vou dar algumas dicas para vocês de tipos de respiração que podem funcionar bem para quem acorda no meio da noite, de madrugada e não consegue voltar a dormir.

Então, é muito importante lembrar primeiramente que o acordar durante a noite pode acontecer por diversas razões, que vou elencar aqui para vocês. Vamos falar primeiro do autoconhecimento, que pode ser muito útil num momento como esse, para que você possa entender o porquê, o motivo de você ter acordado.

Autoconhecimento

O autoconhecimento significa que você deve se conhecer por inteiro, observar seu corpo, suas ações, suas reações, sua mente, suas emoções, seu comportamento com as pessoas, com outros seres vivos, com a natureza. Como você reage à sua rotina, se você se sente feliz com a vida que leva etc. 

Tudo isso faz parte do autoconhecimento. Não se esqueça de que a única pessoa que te acompanha o tempo todo é você mesmo! Só você pode saber o que se passa com você as 24 horas do dia. Na verdade, um pouco menos, porque você dorme e não consegue manter a consciência durante o sono, logo deve ser em torno de 16 a 18 horas por dia que você consegue se observar.

Bem, os motivos para você acordar no meio da noite podem ser de 4 categorias: do corpo, das emoções, da mente, do espírito. Vamos ver exemplos de cada um deles.

Motivos do Corpo

Vamos ver alguns motivos do corpo que podem te levar a acordar de madrugada:

Incômodo Físico

Às vezes, você pode estar sentindo algum incômodo físico, tal como uma indigestão porque você comeu algo mais pesado a noite e não digeriu bem; ou porque você tomou alguma bebida alcoólica e está te fazendo mal; ou mesmo o efeito colateral de algum medicamento ou suplemento que você toma, por exemplo, se você costuma tomar po de guaraná depois das 2 horas da tarde, você pode estar sofrendo pelo efeito deste suplemento. O po de guarana é muito bom para dar energia, para ajudar no treino, para tornar a mente e o raciocínio mais aguçados, mas você precisa tomar de manhã, senão isso vai mesmo interferir no seu sono. O contrário também é verdadeiro: se você tomar um suplemento como o magnésio na parte da manhã, é bem provável que você vai ter sono. Então, o que você ingere vai fazer você ficar mais esperto ou mais tranquilo e pode interferir no seu sono.

Dor Física

A dor física é um pouco mais que só um incômodo. A dor pode ser em qualquer parte do corpo e você pode só sentir durante a noite. É muito comum a pessoas dormir mal acomodada e sentir dor devido à posição que dorme, ao travesseiro que não está regulado na altura certa para o pescoço da pessoa. Tem também os problemas respiratórios que podem fazer a pessoa sentir falta de ar, problemas de coluna, hérnias de disco, entre muitos outros.

Lembre-se que o autoconhecimento começa em observar as suas atitudes no dia a dia. Uma dessas atitudes é justamente anotar ou lembrar o que você comeu, o que você tomou. Como você ficou sentado na cadeira o dia inteiro com as costas tortas te causando uma escoliose. Como você ficou no seu trabalho o dia todo de pé, te causando inchaço nas pernas.  

Motivos relacionados às Emoções

Agora, vamos ver motivos que podem ser causados pelas suas emoções e que estão te levando a acordar de madrugada:

Dor Emocional

Quando uma pessoa briga com alguém ou quando fica chateado com sua família, seu marido, sua esposa, seus filhos, seus pais, irmãos, colegas de trabalho etc., é muito comum ela ficar chateada, triste e ficar pensando a noite nesse mal estar. 

Quando a pessoa sofre alguma reação desagradável de outra pessoa, por exemplo, o chefe chamou a atenção da pessoa, ou ela deu algum fora, fez algo errado em casa ou no trabalho ou na escola e se sente culpada.

Quando alguém que gostamos tem algum problema, também ficamos preocupados e não conseguimos dormir. Enfim, são várias situações emocionais que a pessoa pode sentir que vão fazer com que ela acorde de madrugada e fique pensando no problema. 

Acontece que não dormir não vai ajudar a resolver o problema. Nessas horas, a lógica ajuda muito, porque você entendendo que não consegue resolver nada se ficar acordado, você pode relaxar e dormir de novo.

Motivos relacionados à Mente

Os motivos da mente para acordar de madrugada e ficar rolando na cama, acredito que sejam os mais difíceis de controlar. Porque no caso do corpo físico, em geral, você consegue tomar um analgésico, um antinflamatório e voltar a dormir. 

Mas os motivos da mente, é muito difícil, porque não sabemos como controlar a mente ainda. Nós temos um equipamento maravilhoso em cima do nosso pescoço que ainda não sabemos usar direito!  

Então, vamos ver alguns exemplos de motivos mentais que nos levam a acordar de madrugada ou até mesmo a não dormir:

Problemas sem Solução

São aqueles problemas que a gente não consegue resolver de jeito nenhum; ficamos com a mente ocupada, como se a gente fosse um ratinho em um labirinto, tentando achar uma saída a todo custo. Mas não conseguimos enxergar! E é justamente esse o problema! A mente cansada é que faz com que a solução nunca apareça. O jeito, nesses casos, é entender de vez que só uma mente relaxada consegue se conectar com a intuição e achar as soluções para os problemas, não é?

Grandes Eventos

Algumas vezes na vida, a pessoa participa de eventos que exigem um grande desempenho. Por exemplo, quando a pessoa vai fazer um concurso no dia seguinte, ou uma prova importante para passar em um vestibular, em um processo seletivo. Um dia antes do casamento, um julgamento em um tribunal, uma conversa importante que a pessoa vai ter; assinar um acordo ou um desacordo. 

Enfim, são vários eventos que ganham proporção na nossa vida e que parece que são maiores do que nós mesmos e que não vamos dar conta de fazer a  nossa parte no evento. Isso nos deixa com os hormônios à flor da pele, como se fossemos para uma guerra! Sobe adrenalina, sobre a noradrenalina e todos os hormônios de atenção total. 

Ficamos ansiosos e é impossível dormir! Ou então, dormimos de cansaço, mas acordamos preocupados com o evento, com medo de perder a hora, com medo de errar e querendo prever na nossa mente o resultado que vai dar. Enfim, esses eventos nos deixam desnorteados!

Mas novamente, qual é a solução? Certamente não é ficar sem dormir. Isso vai te fazer ter um desempenho pior no evento!!! Então, que nos salve a lógica e o raciocínio. Se não posso fazer nada, o jeito é relaxar e dormir e pensar no que fazer quando chegar o momento, não é? 

Motivos Espirituais

Agora, vamos ver alguns motivos espirituais que podem te levar a acordar de madrugada:

Falta de Proteção Espiritual

Se você não se protege espiritualmente, não faz a limpeza energética da sua casa, do seu corpo, tomando um passe, fazendo vibrações e orações para proteger seu trabalho, sua família, é bem possível que você fique sem a proteção espiritual. 

Não importa sua religião ou tradição que você segue! É importante você usar energias e recursos para proteger a si mesmo e a tudo ao seu redor. E também é importante pedir proteção aos mentores ou anjos que são preparados para isso. Normalmente, os mentores da egrégora do Arcanjo Miguel, é que são os protetores. Tem outros também. 

O que importa é pedir proteção. Aqui na terra nós temos a polícia, temos alarmes, câmeras, segurança particular, construímos muros e portões, passamos a chave na porta, enfim, tomamos uma série de medidas para nos proteger! 

E por que não fazemos isso espiritualmente? Sim, precisamos nos proteger espiritualmente também de todas as formas possíveis. Não é que vamos ficar com mania de perseguição e com medo de tudo. 

Eu me lembro da minha avó que ouvia o Gil Gomes. Meu pai do céu! Eu não podia ouvir aquele rádio que eu já ficava morrendo de medo de sair na rua! Era um horror! O cara vivia dentro da delegacia, tocando terror em todo mundo! 

Aí, a pessoa não quer sair na rua, morre de medo de tudo! Não precisamos ficar desse jeito. É importante evitar esse tipo de vibração negativa que fala de roubo, morte e coisas assim. Precisamos ficar sempre em alta vibração. 

Mas também não vamos ser ingênuos, achando que o mal não existe e que todo mundo é bonzinho, não é? Estamos todos evoluindo, ainda tem muitas pessoas no nosso planeta com um nível de evolução espiritual bem pequeno, então temos que ter paciência com essas pessoas, mas também nos protegermos de algum mal que elas possam querer nos fazer, porque muitas vezes elas não entendem que estão prejudicando os outros, ou não se importam. 

Miasmas e Formas Pensamento Negativas

Da mesma forma que devemos nos proteger com a energia também precisamos fazer limpezas energéticas na nossa casa e nos ambientes que frequentamos. Porque existem os miasmas energéticos e as formas pensamento negativas, que podem ser a causa de uma sensação de peso e de mal estar e isso levar à dificuldade para dormir ou nos fazer acordar no meio da noite. Essas energias e miasmas podem nos levar a pesadelos, a ficar virando na cama, a descompasso na respiração, medo, ansiedade noturna, enfim, uma série de sintomas que podem nos fazer acordar de madrugada. Por causa da densidade desses miasmas e formas que se misturam aos nossos pensamentos, já que a nossa mente fica mais solta, divagando, quando estamos dormindo. 

Obsessão

E, por fim, a obsessão espiritual, que é quando espíritos pouco evoluídos, ou espíritos com quem tivemos relacionamentos próximos em vida, se ligam a nós, para usar a nossa energia, para nos influenciar a fazer coisas que eles querem ou que eles acham certo ou apenas uma forma de ficar perto de nós. 

Isso pode acontecer com qualquer pessoa que esteja desatenta no sentido espiritual. E não é só porque a pessoa é descuidada, não. Às vezes, pode ser uma viúva, que o marido morreu e fica ali perto dela, como se ele ainda estivesse vivo. 

O marido não percebe que morreu e consegue escapar do umbral, que é uma região temporária onde os mortos ficam, e vai ficar ao lado da esposa, achando que continua vivo. Ele acaba influenciando ela. 

Outras vezes, o espírito pode ter percebido que morreu, mas ele não quer deixar os vivos, então ele escapa do umbral e vem para o planeta Terra viver perto das pessoas com quem ele se afiniza.

Lembrando que a obsessão não deve ser uma muleta para a pessoa dizer que ela não é responsável pelas suas atitudes. Isso é comum, tem muitas pessoas qu acreditam em espiritos e em obsessão e que dizem: “Ai não fui eu que fiz aquilo, foi um obsessor! Eu não sou assim!” Coitadinha! 

Só que um obsessor só consegue ficar perto de nós se tiver afinidade. Ou seja, é a própria pessoa viva que dá permissão para o obsessor se aproximar. Então, em primeiro lugar, a pessoa precisa se responsabilizar por si mesma por tudo que faz. Com isso, dificilmente ela vai sofrer obsessão.

Pranayama para Dormir

Bem, depois que você praticou o autoconhecimento e investigou todos os motivos que podem estar causando a sua insônia ou o seu acordar no meio da noite e não conseguir dormir, então vamos ver soluções para que você possa voltar a dormir.

Uma solução é praticar uma meditação para dormir, que nós temos aqui no canal. Essa meditação é composta por um pranayama de 2 tempos, inspiração e expiração; por um relaxamento corporal e música relaxante para que você possa dormir profundamente, entrando em ondas alfa. 

Outra solução é um exercício respiratório ou pranayama de 4 tempos, que nós também temos aqui no canal. Esse pranayama de 4 tempos envolve inspirar, prender o ar no peito, expirar e manter o peito vazio, sem ar. Sendo que cada uma das ações, você pode fazer em 4 segundos. Inspira em 4 segundos, segura o ar por mais 4 segundos e assim por diante. 

Depois que você se habituar a praticar, então você pode ir aumentando os segundos. Eu consigo por 10 segundos ou mais cada ação do ciclo. Você pode fazer várias vezes esse pranayama ouvindo o vídeo, já na cama, na hora de dormir. Você se habituando, vai ficar fácil de você praticar se acordar no meio da noite. 

Lembrando que o momento mais importante para você conseguir dormir é o 3º passo, que é manter o peito vazio, sem ar. Ou seja, esvaziar o ar o máximo que você conseguir, fechar o nariz para o ar não entrar pelos segundos que você conseguir, por exemplo, 4 ou 5 segundos. 

Esse esvaziamento do ar é o que faz a gente sentir calma e sono. Porque é uma espécie de desoxigenação. Se você ficar um pouquinho, só alguns segundos, sem oxigênio, você começa a relaxar, a sentir um torpor, um soninho gostoso. 

Cuidado para não ficar muitos segundos sem ar!!! Tenha bom senso, no máximo, uns 10 segundos e está ótimo. Senão, você pode se sentir mal! O objetivo é você sentir um soninho, um relaxamento e, depois de praticar os 4 tempos algumas vezes, você já vai relaxar rapidinho!

Agradecimentos

Antes de encerrar, eu gostaria de agradecer a você por ter assistido o vídeo até o final! Se gostou do vídeo, não se esqueça de deixar aquele like poderoso, de deixar seus comentários sobre o que você achou do vídeo e de inscrever para receber mais conteúdos como este! Isso tudo ajuda a divulgar o canal para mais pessoas com interesse nesse assunto e nos motiva a criar mais vídeos como esse para você!

Gostaria de agradecer também a todos os criadores de conteúdo, artistas, músicos, fotógrafos e às plataformas que disponibilizam seus conteúdos para que possamos usar e tornar nossos conteúdos mais atraentes e interessantes.

Encerramento

Desejo a todos os seres uma vida plena, com muita luz e que você siga seu caminho de crescimento e expansão espiritual na mais santa paz!

Namastê!

Está gostando do nosso conteúdo? Deixe seu review e compartilhe!

Avaliação do Post
0.0/5

Avalie o Post

Assista no Youtube

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!