O que são os chakras?

O que são os chakras? 光の空間で瞑想する女性のイラスト De k_yu. Adobe Stock
Sumário

Os chakras são centros de energia que se localizam nos corpos sutis dos seres espirituais, mais especificamente, no corpo etérico, que é o primeiro nível de corpo não material. A primeira vez que se falou em chakras foi nos Upanishads, o livro sagrado escrito por Shiva para promover a união do eu material com o eu espiritual e por meio da meditação, atingir a iluminação, ou a libertação do ego.

A palavra chakra vem do sânscrito e significa círculo, já que a forma destes é semelhante a vórtices rodopiantes de energia sutil, ou seja, semelhantes a círculos de energia em movimento.

São como centros conversores que recebem as energias do universo e as adaptam em um formato que seja passível de uso na estrutura humana. Essa energia é transformada em elementos fisiológicos e hormonais.

O que são os chakras? 光の空間で瞑想する女性のイラスト
De k_yu. Adobe Stock

Ou seja, os chakras são canais onde circulam as energias do universo que são utilizadas pelo ser humano e pelos animais, mas aqui nos restringiremos a falar sobre os chakras dos seres humanos. Essas energias, proveniente dos planos astrais, são canalizadas por meio dos chakras para alimentar os corpos espirituais do ser humano e transformar essas energias sutis em elementos físicos e materiais. Então, pode-se dizer que eles são canais de comunicação entre espírito e matéria, que são o tanque de combustível onde buscamos as energias vitais para nossa sobrevivência.

Auraterapia

Uma forma bonita de se imaginar os chakras é como mandalas de luz girando no sentido horário e anti-horário ao mesmo tempo, pois a energia do universo entra no chacra, converte-se em uma energia que possa ser aproveitada pelo corpo físico e depois a energia é emitida para o meio externo, como forma de contribuição e troca daquele ser com o seu ambiente.

Os chakras também são responsáveis pela troca de energias entre os seres sencientes, incluindo os humanos. Assim, nossas relações com as pessoas são intermediadas por nossos chakras. Se trocamos boas energias com as pessoas, somos bem nutridos com energias positivas que vêm das outras pessoas, mas se temos relações ruins, enviamos e recebemos energias negativas.

Os sentimentos de ódio, de raiva, de agressividade, tristeza, ciúmes, inveja, desdém, orgulho, ira, preconceito, e todas as emoções negativas contaminam nossos chakras, enquanto os sentimentos de amor, de alegria, generosidade, amizade, admiração, humildade genuína, aceitação do outro, e todas as emoções positivas revigoram os nossos chakras, tornando-os brilhantes e resplandecentes!

Então, os chakras precisam estar harmonizados, equilibrados, para que entre e saia uma energia compatível dos nossos corpos sutis.

Quando entra muita energia e sai pouco, a energia fica acumulada, o que pode gerar doenças, conflitos, dificuldades e obstáculos ao ser, uma espécie de desnutrição da alma.

Quando entra pouca energia, a pessoa fica em falta, se sentindo exaurida, como se estivesse passando fome, desnutrida de energia. Se, ao contrário, a pessoa recebe muita energia e emana pouca, a energia fica acumulada, gerando doenças e problemas, como uma espécie de obesidade da alma. 

Daí a importância de se ter sempre os chakras bem equilibrados. Há muitas formas de equilibrar os chakras, entre elas, a meditação, a visualização criativa, a meditação guiada, massagem terapêutica, óleos essenciais, cromoterapia, yoga, qi gong, tai chi chuan, entre outras.

As terapias holísticas, voltadas para o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoa e a espiritualidade também pode auxiliar nesse sentido, trabalhando com a busca das energias necessárias aos chakras nas fontes universais e transferindo-as para o consulente. A terapeuta também pode auxiliar desintegrando o excesso de energia acumulada nos chakras, trazendo ao consulente o equilíbrio e o bem estar para viver bem de forma saudável e plena.

Está gostando do nosso conteúdo? Deixe seu review e compartilhe!

Avaliação do Post
0.0/5

Avalie o Post

Assista no Youtube

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Anchor Logotipo
Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!