O que é Pranayama? Você sabe respirar? Aprenda a respirar de verdade!

O que é Pranayama? Você sabe respirar? Aprenda a respirar de verdade!

Pranayama ©Alfarrábios da Alma, 2023
Sumário

Pranayama: É muito comum que as pessoas tenham dificuldade em respirar profundamente, em manter o ritmo da respiração, em puxar o ar até a base do abdômen, fazendo uma respiração diafragmática. Experimente puxar o ar com profundidade. Você vai perceber que sua barriga vai encher, e não o seu peito, como normalmente nós fazemos. Se você faz a respiração diafragmática, você vai usar o diafragma para ajudar você a inspirar e expirar.

O diafragma é o músculo que fica no peito e auxilia nos movimentos de inspiração e de expiração. Nós não percebemos isso, mas na verdade nossos músculos nos auxiliam em todos os movimentos que fazemos, dos mais simples, como respirar, até os mais complexos, como dar um salto mortal. 

Eu me lembro de uma ocasião em que eu operei de apendicite e meu apêndice foi removido. Eu fiquei 15 dias em repouso até tirar os pontos. 

Nesse período, eu percebi a importância de cada músculo em cada movimento, principalmente na barriga. Cada movimento mínimo me dava uma dor danada! E vi quanta força nós fazemos para movimentos mínimos, como virar de lado, se inclinar, abrir ou fechar as pernas, levantar os braços ou a mão. E se estamos saudáveis, nós fazemos isso tudo sem sentir nada! O corpo é algo fascinante! 

Voltando à respiração, é comum as pessoas respirarem ao contrário, esvaziando a barriga na inspiração e enchendo apenas o pulmão. E o ar nem mesmo chega no abdômen e já fazemos a expiração. Ou seja, só fazemos meia respiração, e raramente respiramos com profundidade.

Mas o correto é você puxar o ar de modo profundo, levando até a barriga, bem lá embaixo, enchendo bem o abdômen. 

Só quando você expirar é que você deve esvaziar a barriga e não o contrário. 

Esse movimento invertido, que muitas pessoas têm o hábito de fazer, acaba dificultando a entrada do ar e do prana no nosso corpo físico e nos corpos sutis, deixando a pessoa sem energia, até para fazer as coisas do dia a dia. 

E se a pessoa tem dificuldade para fazer as atividades da sua rotina, vai ter ainda mais dificuldade para realizar grandes feitos.

O hábito de respirar corretamente pode dar uma excelente contribuição para que a pessoa consiga permanecer mais centrada nas suas atividades e nos seus objetivos de curto e de longo prazo.

E o que seria a respiração correta? É inspirar profundamente para absorver o ar, o prana e os nutrientes sutis que vêm junto com esses. E expirar profundamente para eliminar tudo que é tóxico do nosso organismo e dos nossos corpos sutis.

Se você tem respirado de forma errada, não se preocupe, isso é algo muito comum, porque, de fato, nós não aprendemos a respirar. Isso não é ensinado, porque já nascemos respirando e passamos as 24 horas do dia e da noite respirando. Então, se continuamos vivos, acreditamos que está tudo certo com a nossa respiração! Que sabemos respirar! Se não, já estaríamos mortos, não é? 

Só que não! Na verdade, se não respiramos corretamente, é como se estivéssemos apenas meio vivos, ou meio mortos, como você preferir. Eu prefiro meio viva rssss. 

Enfim, se isso acontece com você, aqui no canal Alfarrábios você vai poder aprender uma série de técnicas respiratórias, ou pranayamas, que vão ajudar você a adquirir o hábito de respirar corretamente, de forma controlada, até que isso se torne inerente a você!

Antes de encerrar, eu quero te agradecer por ter assistido o vídeo até o final! Aproveito para te lembrar de dar aquele like iluminado, de deixar seus comentários sobre o que você achou do vídeo, suas dúvidas e sugestões e de inscrever para receber mais conteúdos como este!

Desejo a todos os seres uma vida plena, com muita luz, e que você siga seu caminho de crescimento e expansão espiritual na mais santa paz!

Namastê!

Está gostando do nosso conteúdo? Deixe seu review e compartilhe!

Avaliação do Post
0.0/5

Avalie o Post

Assista no Youtube

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Anchor Logotipo
Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!