Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal e Espiritual

Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal e Espiritual

Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal e Espiritual
Sumário

As ferramentas para o desenvolvimento pessoal e espiritual são técnicas variadas de autoconhecimento e espiritualidade, desde o mais simples curso que agrega conhecimento prático à pessoa, até a mais sofisticada expansão da consciência, que o leva à iluminação.

Essas técnicas incluem a respiração rítmica e compassada, a meditação, a intuição, testes de personalidade, leituras, exercícios práticos de controle mental e emocional, entre outros.

Além do uso dessas ferramentas, o mais importante é que o indivíduo saiba aproveitar sua própria trajetória neste planeta para a evolução espiritual. Tudo que fazemos pode nos levar à evolução. Ainda que se cometa erros, e que se repita esses erros, em algum momento seremos capazes de nos libertar e seguir em frente com um novo aprendizado.

Desenvolvimento Pessoal

Desde a infância, somos acostumados a registrar por meio dos sentidos o que nos chega do mundo externo. Usamos nossa visão, nossa audição, sentimos os cheiros das flores, tocamos e abraçamos as pessoas, sentimos o gosto dos alimentos e assim vamos construindo nossa realidade. Desde cedo, aprendemos a captar do mundo externo as impressões que ele nos oferece.

Aprendemos a distinguir as coisas que gostamos das que não gostamos, as coisas que nos fazem sentir bem e as que nos fazem mal. E assim vamos construindo nosso pequeno universo individual, a partir do que nos vem de fora.

Mas chega um momento em que sentimos um vazio, uma falta, uma lacuna, como se tudo que vem de fora não fosse suficiente para nos preencher, para nos tornar plenos. É nesse momento que temos a oportunidade de nos voltar para dentro! Nem todos conseguem, muitos continuam buscando lá fora, nos relacionamentos, na riqueza material, na fama, nos vícios, em qualquer coisa que eles pensem que possa preencher o vazio. Mas chega um momento em que nada que venha de fora nos preenche! E então, buscamos a nós mesmos!

Algo que faz com que a pessoa entre no caminho de si mesmo são as “perdas necessárias”, bem discutidas pela pesquisadora Judith Viorst‎ em seu livro com o mesmo nome. Quando sofremos perdas, tais como a morte de pessoas queridas, a demissão de um emprego que gostamos, a separação de um amor ou de um familiar, é quando mais perdemos o chão e passamos a não ver o sentido no modo como vivemos.

Uso das Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal e Espiritual

É nesse momento que as ferramentas para o desenvolvimento pessoal e espiritual começam a fazer sentido, começam a ser importantes, pois são elas que vão nos impulsionar e nos orientar em nossa busca interior.

Quando a pessoa finalmente atravessa o portal dourado do “si mesmo”, tudo parece estranho para ela, pois nada que vem dos sentidos parece mais ter sentido. Ela se depara com uma floresta selvagem, a qual ela sabe que terá que desbravar. Por isso, ela vai precisar de algumas ferramentas para prosseguir pelo caminho. Essas ferramentas servirão para orientar seus passos nesse novo caminho que ainda não foi construído.

Desenvolvimento Espiritual

E assim vem a iniciação nos mistérios da espiritualidade. Cada um a seu tempo, com seus anseios, questionamentos, inconformismos, vai desbravando seu caminho espiritual, com a espada da coragem, com o manto da confiança, com a lanterna da lucidez. E muitos mestres aparecerão no seu caminho, alguns iluminados, outros à sombra, ensinando e testando seus conhecimentos e vivências.

O caminho da iniciação espiritual pode ser traduzido nos 22 Arcanos Maiores do Tarô, que representam um ciclo completo de aprendizado. E assim, o Tarô pode ser uma dessas ferramentas que auxiliam o iniciado a compreender os mistérios, dificuldades, obstáculos e aprendizados no caminho da iniciação.

Além do Tarô, há inúmeras ferramentas que podem auxiliar o iniciado em seu desenvolvimento. Muitas atividades para o desenvolvimento do indivíduo podem ser feitas na solitude, enquanto outras precisam do auxílio de um profissional e outras ainda de grupos.

Entre as atividades individuais, estão a oração, a meditação, atividades artesanais e artísticas, a leitura ou audição de bons livros, ouvir a uma palestra, assistir a filmes e séries que tragam lições para a alma. Entre as atividades que precisam de auxílio, encontram-se as terapias psicológicas, psicanalíticas, holísticas e integrativas, que podem ser corporais, mentais, emocionais e espirituais. Há ainda as atividades grupais, que envolvem a participação em grupos de apoio, de estudo e de trabalho, grupos de voluntários, igrejas, fóruns de discussão, participação em eventos, entre outros.

A pessoa pode experimentar esses vários formatos de ações para o seu desenvolvimento e selecionar aquelas em que melhor se adaptar. Há pessoas que preferem a individualidade, ficar mais só para pensar, meditar, sentir as coisas ao redor e se interiorizar. Outras pessoas sentem que precisam de auxílio, são mais discursivas e preferem falar com alguém, contar suas histórias, fazer uma catarse ou sentir o outro para receber um insight e crescer. Outras ainda precisam de um grupo de semelhantes, de pessoas que se identificam com os mesmos propósitos para se sentirem acolhidas e se soltarem. Isso é de cada um!

E uma mesma pessoa pode passar por diferentes etapas de crescimento, alternando momentos de solitude, necessidade de apoio profissional e de participação em grupos, o que provavelmente é o que mais acontece!

O importante é que cada ser em evolução se abra para a Existência, atraindo, magnetizando para si as experiências que serão as melhores ferramentas, as mais adequadas ao seu desenvolvimento pessoal no aspecto que seja necessário para o seu momento!

Como diria Fernando Pessoa:

Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

 

Está gostando do nosso conteúdo? Deixe seu review e compartilhe!

Avaliação do Post
0.0/5

Avalie o Post

Assista no Youtube

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Anchor Logotipo
Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!