O Milagre (Filme) – Histórias Inspiradoras de Superação –  Um Olhar Simbólico e Filosófico

O Milagre - Filme ©Alfarrábios da Alma, 2024
Sumário

Assista no Youtube

Você já viveu um milagre em sua vida? E você já viu alguma fraude milagrosa? Essa, com certeza, você já deve ter visto, não é? Volta e meia aparece por aí nos noticiários! Mas você acha possível que, por trás de uma fraude milagrosa, surja um milagre verdadeiro? Esta é a questão sine qua non do filme “O milagre”, que nós vamos refletir a respeito nesse vídeo! Então, pega aí a sua pipoca e vem comigo!

Resumo do Filme Sem Spoiler

O filme “O milagre”, de 2022, é um drama religioso com muito mistério, que se passa no século 19, nas ilhas Midland, na Irlanda, e que conta a história de uma menina que consegue se manter em jejum por muitos meses sem sofrer alterações no organismos e sem ficar doente. Por conta disso, a comunidade começa a falar no seu caso como um milagre e a igreja católica se põe a investigar para confirmar se o milagre é real. 

O filme é baseado no livro de mesmo nome da autora irlandesa, Emma Donoghue, inspirado no contexto das “garotas jejuadoras” do século XIX. Dirigido por Sebastián Lelio, um diretor chileno, que também dirigiu “Uma Mulher Fantástica” e “Desobediência”. A nota IMDB é 6,6, com 43 mil avaliações. 

A primeira cena do filme é algo estranha, porque mostra o set de filmagem, onde se vê parte da casa da personagem da menina Anna, que é a milagreira. É uma espécie de quebra da quarta parede, que parece que está na moda hoje em dia, essa coisa de mostrar cenários e o know how por trás do filme, dentro do próprio filme.

Isso também acontece, com muito mais intensidade, no filme “A Incrível História de Henry Sugar”, que é outra história que vou trazer para vocês para filosofar a respeito. O fato é que a cena vai se transformando de um cenário para uma cena real do filme e fica bem interessante essa transformação. 

A história começa quando a enfermeira Lib Wright, representada por Florence Pugh, é chamada por uma comissão de milagres da igreja católica para fazer uma inspeção em uma menina que não se alimenta por mais de 4 meses.

Durante essa estadia da enfermeira na casa da menina Anna, ela se envolve em várias situações delicadas, cercadas por muitos mistérios e estranhezas. E, afinal, depois de todo esse acompanhamento e investigações da enfermeira Lib, será que ela vai descobrir que esse milagre é real? Será que a menina realmente é uma santa? E será que algum milagre vai acontecer ali?

Bem, de agora em diante, vamos começar uma análise mais profunda do filme com spoiler. Se você ainda não assistiu e não gosta do spoiler, esse é o momento de você pegar sua pipoca e assistir! Se você não se importa com o spoiler, vamos para nossa pipoca!

Resumo do Filme Com Spoiler

A enfermeira não é católica, nem religiosa, mas aceita a missão. A casa fica na zona rural e a família é simples. Com poucos dias acompanhando a menina na casa, a enfermeira percebe que a menina está se alimentando de alguma forma, mas não consegue descobrir como. Aos poucos, ela percebe que a mãe alimenta a filha passando a comida da sua boca para a boca da menina, como um passarinho.

E assim, o milagre é desmascarado. A enfermeira impede que a mãe e a família se aproxime da menina e faz amizade com a menina, que conta de forma simbólica que o pai a estuprava.

A enfermeira percebe que a mãe da menina, mesmo não dando mais a comida, quer forçar a menina a continuar em jejum. Mas ao monitorar a saúde da menina, a enfermeira percebe que ela vai morrer de inanição e fica com pena da menina, começando a nutrir um sentimento materno que faz com que as duas se aproximem.

Assim, a enfermeira bola um plano com um amigo com quem teve um caso rápido e este a ajuda a levar a menina embora daquela ilha para ter uma nova vida. A enfermeira adota a menina com documentos falsos, como se fosse sua própria filha e seguem adiante.

No final, acontece um verdadeiro milagre, que é justamente essa menina Anna ser salva da vida que ela levava ali na ilha com sua família de sangue, que, de certa forma, a estava obrigando a simular aquele milagre e a ficar sem comer, mesmo quando a mãe não estava dando comida na sua boca.

Além disso, a enfermeira descobriu que a menina havia sofrido abuso e isso deu mais força para ela querer tirar a menina dali.

Significado Místico (Início do Spoiler)

Mas o que esse filme pode nos ensinar sobre um milagre? Primeiro, vamos entender o significado da palavra milagre. A palavra milagre tem origem no latim “mirare”, que significa digno de admiração, estranho, maravilhoso. O milagre é geralmente entendido como um feito extraordinário, que vai contra as leis da natureza que nós conhecemos.

Então, aí já começa o primeiro problema. Será que nós realmente conhecemos todas as leis da natureza? Conhecemos todas as leis universais? Provavelmente não conhecemos boa parte delas. Só conhecemos as leis que regem a matéria, que é a física newtoniana, e agora conhecemos um pouquinho das leis que regem a energia, que é a física quântica. 

Mas isso ainda é tão incipiente, que não podemos dizer que temos autoridade sobre essas leis. E ainda temos dificuldade de medir essas coisas todas. Até as medidas da matéria, nós ainda temos dificuldade de criar equipamentos capazes de medir. Quanto mais medir as coisas fora da matéria, no nível da energia no nível quântico. 

Tem um autor que diz que o milagre é um acontecimento extraordinário regido pelas leis naturais que ainda desconhecemos. Não é que ele seja de fato extraordinário, ou fora da ordem. É que nós ainda não conhecemos a lei que rege aquele fato, só isso. Um dia, possivelmente, nós seremos capazes de explicar aquele fato pela nossa ciência, pelos nossos equipamentos.

Com isso, nós já podemos analisar o filme de forma diferente. De fato, será que é possível uma pessoa viver 4 meses em jejum, sem se alimentar de sólidos e líquidos? Será que existe alguma substância universal que pode alimentar uma pessoa com uma constituição física, sem que ela precise ingerir alimentos e bebidas? Isso não temos certeza. 

Mas existe um relato de caso, que eu vi no canal do Dr. Gabriel Azzini, sobre um paciente chamado (Canal Dr. Gabriel Azzini, 2019). Em 1965, um homem chamado Angus Barbieri, com 27 anos e 207 kilos procurou um hospital da Escócia para emagrecer. Sob monitoramento do hospital e exames constantes, ele conseguiu perder 127 quilos em 382 dias. E não foram 4 meses e sim, mais de 1 ano em jejum! Essa história entrou para o livro do recordes Guinness Book, na edição de 1971 (Jejum De Angus Barbieri – Wikipédia, a Enciclopédia Livre, 2022)

Mas qual a diferença do Angus para a menina Anna do filme? É que o Angus tinha uma reserva de energia no corpo de mais de 100 quilos, enquanto a Anna era magrinha, quase sem nenhuma reserva de energia. Isso não podia dar bons resultados, certo? Claro que naquela época, se sabia menos ainda sobre jejum e quais os impactos disso no corpo.

Mas pensando racionalmente, era muito improvável que ela conseguisse se manter milagrosamente sem nenhum alimento, mesmo que ela não fizesse nenhuma atividade física para gastar energia. Ainda que ela ficasse deitada na cama sem fazer absolutamente nada, ela estaria gastando a energia só para se manter viva.

A probabilidade de ela estar cometendo uma fraude era muito grande. E de fato, na história do filme, era uma fraude. Assim, o milagre da menina que se alimentava de luz foi por água abaixo. Assim como tantos outros milagres, que nada mais são que tentativas de pessoas chamarem a atenção para si mesmas. 

Eu vejo essas tentativas de pessoas dizerem aos quatro ventos que realizam milagres como formas de elas terem os seus 15 minutos de fama e serem reconhecidas. Mas por que uma pessoa precisa tanto de reconhecimento das outras pessoas? Por que ela quer ser especial? 

Porque as pessoas precisam de amor. E muitas vezes não estão preparadas para dar amor a si mesmas. E também pode ser uma forma de ganhar dinheiro fácil, enganando as pessoas. Isso é bem comum.

Mas, por outro lado, nós vemos que aconteceu de fato um milagre na história do filme. Porque a enfermeira acabou tirando a menina daquela vida obscura e triste que ela levava, sendo abusada pelos pais, para uma vida em que seria valorizada e considerada da forma como ela realmente era, mesmo não fazendo milagres.

E quantos milagres acontecem na vida das pessoas dessa forma? Não é nada extraordinário no sentido de quebrar as leis da física ou as leis universais até hoje conhecidas. Mas é extraordinário porque causa mudanças intensas em situações que pareciam irreversíveis!

E essa é a grande lição do filme “O Milagre”. É a de percebermos as situações em que temos dificuldade, pedirmos ajuda a um ser divino que nos inspire e nos guie pelo melhor caminho. E quando menos imaginamos, a situação se resolve, sem que a gente precise interferir, como se o universo estivesse conspirando a nosso favor. 

Como se aquela divindade para quem nós pedimos realmente nos ouviu e movimentou todas as forças do universo, por meio das pessoas e das situações normais da vida, para atender o nosso pedido, a nossa oração.

No meu livro “Um trem para o passado: o sonho”, a personagem Andreia passa por uma situação parecida. Ela tinha muitas dúvidas sobre seus pais serem realmente seus pais biológicos, ou se ela era adotada.

Então, ela começa a investigar a respeito, começa a desejar do fundo do coração que a verdade aparecesse. Ela nem mesmo faz um pedido para uma divindade, pois no início, ela nem acredita tanto nisso. Mas ela quer tanto aquilo, ela quer tanto saber, que a vida traz essa resposta para ela. 

Se você quiser saber o final dessa história da Andreia, se ela é adotada ou não, é só você procurar o livro lá na Amazon ou no Google Books, tem o link aqui na descrição, tá bom?

Em um próximo vídeo da série Universo Transcendente, eu vou contar um exemplo real de um milagre que eu vivi, recentemente, no final de 2022.

Espero que você também tenha vivido milagres como esse em sua vida! Se voce viveu, conte aqui para nós nos comentários, vamos espalhar para o mundo esses milagres como forma de motivar as pessoas a se conectarem com a sua divindade interior! 

Encerramento

Antes de encerrar, eu quero te agradecer por ter ficado comigo até o final! Se você  gostou, não se esqueça de deixar aquele like iluminado, de deixar seus comentários e de inscrever para receber mais conteúdos como este!

Desejo a todos os seres uma vida plena, com muita luz e que você siga seu caminho de crescimento e expansão espiritual na mais santa paz!

Namastê!

Posts Relacionados

Está gostando do nosso conteúdo?  Compartilhe e Deixe seu Review!

Compartilhe!

Deixe seu Review!
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!