Neste capítulo, nós falamos sobre os juízes em sua mente, que podem estar interferindo na sua autoestima. Esses juízes estão sempre julgando suas atitudes, seus pensamentos, suas emoções e sentimentos. Falamos também sobre as crenças limitantes que você assimilou do meio externo, por isso você precisa se libertar desses juízes internos e dessas crenças. Mas como se libertar ? Leia o artigo para saber!
Boas Vindas e Apresentação
Você já refletiu sobre tudo que você pensa e sobre a origem do seu modo de pensar sobre a vida e sobre o mundo? Você tem certeza de que suas opiniões são realmente suas? De que seus princípios são realmente o que você acredita, lá no fundo do seu coração, da sua alma? Você até desconfia que seu jeito de pensar sobre o mundo não é muito certo e você gostaria de mudar, mas sente que é muito apegado a esse jeito de pensar. Será que é possível mudar?
Então, vem comigo descobrir, pois eu vou revelar aqui 7 segredos para você melhorar sua autoestima e viver melhor consigo e com os outros.
Apresentação da Série
Este episódio faz parte da série “Os Segredos da Alma”, do canal Alfarrábios da Alma, em que eu trago para você alguns toques que eu aprendi ao longo da minha vida como sannyasin, praticando, experimentando e vivenciando a espiritualidade no meu dia a dia, na minha rotina, de onde eu sempre procuro extrair o aprendizado para a minha alma.
Esses segredos também vêm de muitos livros, audiolivros, vídeos, cursos, palestras e dos muitos mestres da sabedoria que me orientaram e me ajudaram a seguir um caminho espiritual. Afinal, ninguém é uma ilha! E tudo que inventamos ou descobrimos é sempre proveniente daqueles que vieram antes de nós, os precursores do conhecimento e da sabedoria, desde os primórdios da humanidade.
Sou muito grata a todos aqueles que me ensinaram, por bem ou por mal, na alegria ou na tristeza, na facilidade ou na dificuldade, no trabalho ou na diversão, pela dor ou pelo amor! E sou grata a você por estar aqui comigo hoje!
E que eu possa ser útil a você, mesmo que você não concorde com o que eu digo! Mesmo que você discuta comigo! Afinal o seu arcabouço de conhecimentos e de experiências é diferente do meu, porque cada ser humano é único e especial! E isso é maravilhoso, pois cada um pode agregar ao outro mais conhecimentos e experiências! E assim todos vamos todos expandindo nossa consciência para nos unirmos à Existência!
Apresentação do Episódio
Nesse episódio da série “Segredos da Alma”, nós vamos tratar dos “7 Segredos da Autoestima”. O episódio tem aproximadamente 1 hora de duração e está dividido em 6 capítulos, na playlist “7 segredos da autoestima”, que está na descrição do vídeo. Se você chegou de paraquedas nesse capítulo e quiser assistir aos outros, é só adicionar às suas playlists!
E se você curtir esses segredos, deixe o seu like, para que o Youtube recomende para outras pessoas; inscreva-se no canal, para receber mais conteúdos como esse; e compartilhe com seus amigos! Você também pode deixar suas dúvidas e sugestões aí nos comentários, beleza?
Os Juízes na Sua Cabeça
No capítulo anterior, nós falamos sobre como usar a intuição e a meditação como meios de comunicação com a sua alma. E quando você usa essas ferramentas, você consegue trazer a autoestima da alma para dentro de você e pensar e agir a partir dela, certo? Na meditação, você recebe a intuição e os insights que você precisa para resolver os problemas, para se centrar, para nortear sua vida. Você descobre os seus verdadeiros valores, os que vêm da sua alma e não do mundo externo. E eles até podem coincidir com os valores do mundo, não há nenhum problema nisso!
Mas você vai abandonar aqueles valores que não são seus, que são do mundo, de outras pessoas e que você assimilou apenas para ser capaz de conviver com elas. E essas pessoas se tornaram seus juízes! Elas estão dentro da sua cabeça, como reflexos, dizendo o que você deve ou não deve fazer, como você deve se comportar, fazendo você agir de um jeito que você não se sente bem.
Vamos falar um pouco mais sobre esses julgadores. Eu gosto do modo como o Osho fala sobre esses juízes na nossa mente. Ele diz que quando um casal está na cama dormindo, não está lá apenas o casal, mas também os pais do homem e os pais da mulher. A cama fica apertada! E os dois se virando na cama, ninguém consegue dormir! Porque a esposa está conversando com os pais dela na sua cabeça, e eles estão dizendo o que ela deve ou não fazer. E o marido está conversando com os pais dele na sua mente, que também estão dizendo como ele deve se comportar. Como o amor pode fluir desse jeito? Não tem amor que resista!
E então o marido e a mulher acabam brigando, porque são tantas vozes na cabeça deles, que eles nem mesmo conseguem ouvir a si mesmos, e muito menos um ao outro! Daí vem as DRs, as separações e os divórcios. Porque a pessoa não age por si mesma, ela age com base no que ela aprendeu que era o certo dos seus pais, dos irmãos, da escola, da igreja etc, etc, etc.
Mas se você trouxer esses juízes que estão dentro de você, na forma de pensamentos e sentimentos negativos, para o consciente, será mais fácil você se livrar deles. Tudo que tiramos do escuro, trazemos para a luz, fica mais fácil de entender. Quando algo é iluminado, trazido para a luz, você consegue analisar, ficar consciente, ficar lúcido, que significa cheios de luz.
Quando você entra em contato com esses juízes internos, você pode identificar os pensamentos…
Este conteúdo faz parte do curso “Os Segredos da Autoestima”, da Academia do Alfarrábios da Alma. Para adquirir, clique no link da imagem.