O que são Crenças Limitantes? – 3 Passos Para Transformar Suas Crenças Limitantes – Capítulo 01

3 Passos Para Transformar Suas Crenças Limitantes ©Alfarrábios da Alma, 2023
Sumário

Assista no Youtube

Neste capítulo sobre crenças limitantes, você vai entender claramente os conceitos e definições das palavras crença e limitante e o significado da junção entre essas duas palavras, crenças limitantes, para que você possa investigar e compreender melhor as suas próprias crenças e perceber se elas estão limitando você.

Introdução

Sabe aquele problema que você tem que se repete com frequência e você nunca consegue se livrar dele? Por exemplo, você sempre atrai o mesmo tipo de relacionamento que faz você sofrer e acaba sozinha? Ou você tem medo de alguma coisa e nunca consegue se livrar desse medo e isso paralisa você e te impede de seguir em frente? Tal como medo de falar em público? Medo de avião? Medo de dirigir? E você deixa de fazer as coisas por causa desses medos? Pois saiba que esses medos podem estar ligados às suas crenças limitantes!

E você tem ideia do que são crenças limitantes? Será que são religiões que limitam? Ou será uma espécie de culto sagrado que limita as pessoas que frequentam? Será que é uma crendice popular ou alguma superstição? Ou será que é algo em que acreditamos e que nos impede de obter resultados? Ou algo que nos impede de atingir nossas metas? Supondo que seja isso, será que nós conseguimos nos livrar dessas crenças limitantes? Quem sabe com um galho de arruda ou com uma mandinga forte? Será que tem alguma solução mágica para eliminar isso?

Então, eu vou apresentar aqui para você um pequeno guia para você eliminar as suas crenças limitantes: o que elas são, como elas se formam, quais as suas fontes e, por fim, vou te mostrar 3 passos com muitos exercícios práticos para você eliminar as suas crenças limitantes, de modo que você possa viver de acordo com os seus valores, seus princípios, mas sem conflito com as pessoas, e que você possa realizar os seus sonhos e atingir as metas e objetivos que você deseja, sem a interferência dessas crenças limitantes.

Este é o primeiro capítulo do episódio “Os 3 passos para eliminar suas crenças limitantes”, que faz parte da série “Os Segredos da Alma”, uma série sobre autoconhecimento, que pode ajudar você no seu desenvolvimento pessoal. Se você quiser saber mais sobre o episódio e sobre a série, é só procurar o link das playlists aí na descrição, adicionar às suas playlists e se inscrever no canal para acompanhar os novos episódios.

Uma pequena história de crenças limitantes

Para começar, vou contar para você a história de uma mulher dos seus 20 e poucos anos, chamada Chatita, que quer muito se casar. Desde menina, os pais da Chatita eram muito protetores e gostavam de cercá-la com cuidados e mimos. A Chatita vivia praticamente em uma bolha. Por causa dessa proteção, a Chatita recebia tudo que precisava, das coisas mais simples às mais sofisticadas. Tudo que uma criança queria, a Chatita tinha na mão, sem nunca sentir falta de nada. Seus pais se desdobravam para suprir e agradar a menina.

Na escola, a Chatita começou a ter dificuldades, porque os professores não conseguiam dar conta de oferecer a ela tudo que os pais ofereciam. E os coleguinhas da Chatita não a tratavam muito bem, porque ela não tinha iniciativa e era pouco participativa, sempre arrumando encrenca com os colegas.

Por ela ter sempre tudo à mão, ela não conseguia se adaptar bem com as brincadeiras das outras crianças, que pareciam brutas para ela, já que ela não ganhava sempre, não é? Se ela era contrariada de alguma forma, ela se irritava e chorava muito, de modo que ela foi ficando cada vez mais isolada das outras crianças. E assim, ela não conseguia nem se defender, nem interagir com ninguém, mas seus pais sempre a consolavam e a compensavam com presentes e mimos.

A Chatita cresceu e se tornou uma pessoa muito melindrosa, com dificuldades de se relacionar com as outras pessoas, não conseguia se sair bem nos estudos, nem no trabalho. Quanto mais os pais viam as dificuldades da Chatita, mais eles a protegiam, para que ela não sofresse. E assim a Chatita nunca teve forças para reagir e acabou se tornando uma pessoa problemática, cheia de transtornos emocionais.

Agora, vamos analisar a história da Chatita: uma mulher que foi criada por pais superprotetores e que sempre teve tudo que queria, sem nenhuma contrapartida. Como ela vai se desenvolver? Possivelmente, ao se deparar com o mundo lá fora, ela vai se chocar e ter dificuldades, porque não aprendeu a se defender, a se proteger, a conquistar o que deseja, porque sempre teve tudo isso, sem nenhum esforço. 

E assim se formaram as crenças da Chatita, que vão fazer com que ela aja no mundo com base nisso tudo que ela aprendeu. E agora que ela cresceu e quer muito se casar, é possível que ela tenha dificuldades em conquistar um parceiro, porque talvez seja difícil encontrar um homem que faça tudo que os pais dela costumavam fazer por ela. 

E a Chatita começa a ter problemas repetitivos, que ela não consegue resolver. Por que ela sempre tenta conquistar algum rapaz que ela acha interessante, e até consegue temporariamente, mas, aos poucos, o rapaz perde o interesse por ela. E aquela cena se repete à exaustão. Os anos vão passando e a Chatita não consegue namorar firme com ninguém.

E por que isso acontece? Por que a Chatita sempre vive a mesma cena de horror, com os mesmos personagens e o mesmo resultado devastador? É devido às suas crenças sobre si mesma e sobre a vida, que se tornaram limitantes!

Mas, o que são essas crenças limitantes? Vamos descobrir!

O que são crenças?

A crença pode ser algo em que você acredita, e também pode ser algo em que você tem fé.  E acreditar e ter fé são a mesma coisa? Talvez, mas pode haver uma sutil diferença: “acreditar” em algo pode ser definido como dar crédito, dar valor ou confirmar que aquilo existe. Quando você diz “eu acredito em você” pode significar que você está me dando crédito e que tem confiança na minha pessoa. 

Quando você diz que acredita em um candidato, é porque você confia nele, no sentido de ter um valor para você. Algumas características do candidato levam você a confiar nele, tem algo nele que faz você acreditar.

No entanto, quando você diz que acredita em Papai Noel, você não está dizendo que você acredita que existe um velhinho, que mora no Pólo Norte e que vem todo Natal colocar os presentes na sua lareira.

Você está dizendo algo mais relacionado a um sentimento de que você se identifica com a magia do Natal, com o simbolismo dos presentes, da reunião em família. Então o Papai Noel tem uma representação simbólica para você, que seria o “espírito do Natal”. Essa seria a crença como fé.

Vamos ver a etimologia da palavra crença: crença vem do latim credĕre, que, por sua vez, vem do indo-europeu:

  •  kerd-, que significa coração
  • dhē-, que significa colocar;  
  • e -ência, do latim -entia, que é “a qualidade de”

Assim, podemos definir a palavra crença, literalmente, como “qualidade do que é colocado no coração, do que está no coração”.

K90W8oXEWgJGQQFuwTV4kTf7vXx17iJKlHA0SLNtqxxKPlcWMsC7JVShsxN hgbz3ZQooUw4USgRx4TEk3REO8VXt KKOSwNVEgqTYI6IydJl1NteiFN6N EEtNDDvOfR9B8VoTR 6H1hT0mtSA75rI
Três Passos para Eliminar Crenças Limitantes - Capa. ©Alfarrábios da Alma, 2024

Posts Relacionados

Está gostando do nosso conteúdo?  Compartilhe e Deixe seu Review!

Compartilhe!

Deixe seu Review!
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!