Hoje eu estou aqui para conversar com vocês sobre uma coisa que acontece com muita gente, que são os comportamentos repetitivos. Sabe aqueles comportamentos que a gente tem, que a gente não consegue se lembrar deles de jeito nenhum. Comportamento, atitude, aquela coisa que você faz, que atrapalha a sua vida, você não consegue lidar com ela, não consegue resolver, não consegue parar e desfazer.
Boas Vindas e Apresentação do Vídeo
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje eu estou aqui para conversar com vocês sobre uma coisa que acontece com muita gente, que são os comportamentos repetitivos. Sabe aqueles comportamentos que a gente tem, que a gente não consegue se lembrar deles de jeito nenhum. Comportamento, atitude, aquela coisa que você faz, que atrapalha a sua vida, você não consegue lidar com ela, não consegue resolver, não consegue parar e desfazer.
Você se esforça pra caramba, não, eu tenho que parar de fazer isso, mas eu não consigo. Você é aquela pessoa que tem problema para levantar cedo, muita gente tem esse problema e consegue levantar cedo.
De jeito nenhum. O despertador toca, você vai lá e. Aperta para tocar daqui a 5 minutos, aí aperta mais 10 minutos e aí perde a hora, perde a hora de ir pro trabalho, pra escola, pra faculdade, se lembrar o que for. Você é uma pessoa muito indisciplinada tudo, você se distrai, né?
Aí vai lá no psiquiatra e fala, Ah, eu estou com transtorno. Ah, é por isso que eu não consigo fazer as coisas. A culpa é do transtorno que eu tenho. Não sou eu que que tem que aprender a ser mais disciplinada. Não posso fazer nada porque eu tenho um transtorno, né? Tem muito isso também.
Você é uma pessoa muito agressiva e você não consegue ter controle desse comportamento. Quando você vê, já explodiu com alguém, já explodiu, já foi agressivo. Ou ao contrário, você é muito passiva, ai todo mundo fala alto e forte com você e você não faz nada. Deixa a pessoa falar, deixa a pessoa montar a cavalo em cima de você, a pessoa monta lá, aí bota o portal, mete o coro em você e você aguentando até ti, ai eu não, eu não tenho coragem de falar “ai não, não, eu não posso me defender.
Mentir é um outro comportamento que as pessoas têm e às vezes não conseguem se livrar daquilo, né? Ela faz alguma coisinha errada e, em vez de ela falar, não! “olha, eu fiz isso” e assumir, não, ela tem que mentir, ela precisa mentir. Por quê?
Ela não quer aceitar as consequências de falar a verdade, mas por que que é pessoalmente? Por que a pessoa tem esse comportamento da mentira? Por que a pessoa não consegue falar a verdade e assumir os erros? Só se a pessoa cometer um assassinato, uma coisa muito grave que a mentira vai ser tão ruim assim. Não, não vai ser tão ruim. Tem conserto. Por que então essa necessidade que a pessoa tem de mentir?
Enfim, todos esses comportamentos que você vê em você mesmo. Não é para você julgar outras pessoas, não é para a gente julgar ninguém. A gente tem que só julgar, não é nem julgar, a gente tem que entender, tem que compreender os nossos próprios comportamentos.
A gente tem que ter autoconhecimento, entender dentro da gente como é que as coisas acontecem. Se você tiver pessoas próximas aí, que você quiser ajudar, que você quiser ajudar a pessoa mudar também nesse sentido, aí, se for seu filho, pessoas muito próximas que você tem um, você pode estudar na pessoa. Tudo bem, entendeu?
De um modo geral, cuida de você mesmo, né? Então, nós estamos aqui hoje para cuidar disso, para cuidar desses comportamentos repetitivos e negativos que você tem e que você não quer mais.
Você não aceita mais isso, preciso mudar isso de qualquer maneira, porque isso está atrapalhando a minha vida. E se você chegou até aqui, está gostando desse conteúdo, você está achando legal essa ideia de mudar os seus comportamentos negativos, já deixa aquele like, compartilha aí com os seus amigos que também tem problema, você sabe ai aquele aquela pessoa ali tem, deixa ela que se vire, tá?
Deixa cada um por si, não vai ficar lá criticando o outro, isso não é seu papel, seu papel é cuidar de você mesmo!
Você pode ajudar o outro se ele precisar de ajuda, se ele quiser, se ele você pode se oferecer e ele aceitar, mas não vai se intrometendo, hein! Não vai dar uma de enxerido lá não na vida do outro, tá bom?
Manda despretensiosamente para a pessoa. Se ela se interessar, é outra coisa. Se ela quiser conversar com você, outra coisa! Aí vocês podem até um ajudar o outro, mas nunca se intrometa na vida do outro.
É a melhor coisa que você faz, mas não se mete, deixa cada um. Agora, se pedir ajuda, maravilha, beleza, tá? Então compartilha com aqueles seus amigos que você acha que estão precisando também, que você sente que também reclama de comportamentos negativos. Se inscreve no canal, porque a gente sempre vai ter conteúdo desse tipo aqui para você, para melhorar a sua vida.
Por dentro, sem depender de ninguém, lembra sempre aqui ó, o nosso canal é fantástico, por quê? Porque a gente melhora a sua vida sem você depender de seu ninguém tá. É você com você mesmo, sempre! Olha que coisa maravilhosa, tá?
Você não precisa de mim também, você que vai fazer as coisas, eu só estou aqui para te orientar!
O máximo que eu faço é isso, mas quem vai fazer é você, ninguém substitui a sua ação na vida, tudo é você mesmo que faz. Então se inscreve para você sempre receber coisas que vão te dar liberdade de se movimentar, de se melhorar, de se expandir, de ter cada vez mais consciência até você se iluminar.
Você vai falar: “Ah, tá longe”! Mas não tem problema, não, o tempo não existe, então esse está longe aí, esquece isso, tá? Porque o tempo nem existe o tempo é só uma convenção que a gente tem aqui por causa das voltinhas que o planeta dá em volta do sol, isso aí que é o tempo, tá?
Então se desprende desses conceitos fixos aí, que é tudo crença limitante, tá bom? Então se inscreve, comenta aí os comportamentos repetitivos, negativos que você tem.
Se você quiser que eu fale especificamente do seu, eu posso trazer um vídeo aqui falando, dando exemplos de como é que você pode mudar, dando dicas de como que você pode mudar esses comportamentos especificamente, tá bom?
Um comportamento importante que você pode ter e que pode estar atrapalhando muito sua vida é não querer se relacionar com as pessoas, é evitar as pessoas, é ser antissocial. E esse é um importante comportamento que pode estar atrapalhando muito dos seus planos, né?
Vamos pensar naquela cascata, né? Naquele efeito dominó. Eu não falo com as pessoas, não me comunico. E aí quem não se comunica, se estrumbica, porque as pessoas têm soluções, elas têm aprendizados pra você, têm conhecimentos que elas trazem. A troca, a relação com as pessoas, traz mais conhecimento, traz mais aprendizado, traz mais oportunidades.
E aí você é antissocial, e você está perdendo tudo isso e você não quer mais ser antissocial. Você não quer ter esse comportamento negativo com as pessoas de se fechar.
Quando estou num lugar que tem gente, eu vou lá, celular, celular, Ah, mas eu estou conversando com pessoas no celular. Não, eu estou olhando, estou passando os shorts, passando shorts no Instagram, passando shorts no YouTube, no TikTok e não converso com ninguém, né?
Esse comportamento antissocial você percebe que você tem, você sabe que ele está sabotando a sua vida, então você quer mudar esse comportamento antissocial. Você quer mudar o comportamento de fumar! Você quer parar de fumar, você quer parar de comer demais, você não consegue.
É um negócio que te dá, tem que você tem que comer você toda hora, tem que estar mastigando alguma coisa, tem que estar com uma balinha, tem que estar com docinho, né? E você não consegue parar, né?
Então, vamos ver aqui uma soluções pra você tirar da sua vida esses comportamentos repetitivos e negativos que só prejudicam a sua vida. Não ajuda em nada, só atrapalha! Um por vez, devagar e sempre! Mas vamos tirar esses comportamentos negativos da sua vida de vez.
O que que são esses comportamentos? De onde eles vêm? Eles vêm das suas crenças limitantes! Sim!!!
Você tem uma série de crenças que você formou lá na sua vida desde pequenininho lá, sua mãe, o seu pai, os seus irmãos, as suas tias, seus tios, seus primos, o pessoal da igreja, o pessoal da escola. Pelos seus sentidos, né? Pela sua visão, pelo seu sua audição, seu tato, seu gerador, seu nariz, né, seu olfato. Você foi absorvendo as informações do mundo, absorvendo um monte de informações.
E aí? O que que aconteceu? Você foi aprendendo tudo, olha que coisa maravilhosamente de uma criança, aquela mente vazia e com aquela energia, aquele dinamismo, é uma coisa linda de se ver a criança correndo e conversando e perguntando. Ela é curiosa e ela aprende tudo do mundo e olha como é lindo e maravilhoso isso. Que coisa perfeita, né? A criança aprender!
E aí o que vai acontecer? Você vai crescendo e vai aprendendo, aprendendo e vai fixando essas, esses aprendizados dentro de você. E esses aprendizados se tornando hábitos, hábitos, às vezes bons hábitos, às vezes maus hábitos.
E o problema são esses maus hábitos, né? Esses é que se tornam esses comportamentos ruins, as atitudes ruins. Então, agora você entendeu como que veio a chegar a ser um hábito, né? Você aprendeu isso com alguém?
Ah, mas então foi a minha mãe que me ensinou esse negócio errado, minha mãe, ai, que raiva da minha mãe, não esquece isso ai, que raiva do meu pai! Não! Não culpe as pessoas que te ensinaram! “Ai, mas quando eu estava lá com os meus amigos…”, “Ó, foram eles que me ensinaram! Culpa deles”
Esquece a culpa! Culpa não ajuda em nada, a culpa só traz pra você mesmo um sentimento negativo. Culpar o outro: olha como você se sente, olha, presta atenção! Auto observação! Preste atenção como você se sente quando você culpa o outro por qualquer coisa que seja.
Você tem um sentimento ruim de ódio, de vingança, de agressividade. A culpa ela não é boa nem para você e nem para o outro, porque você emite uma vibração negativa na direção do outro.
Se ele é uma mente forte, não vai nem sentir! Porque ele tem um espelho que protege ele e aquilo vai bater e volta ainda para você, tá? Ainda volta para você.
Se ele for uma mente fraca, olha só o que você está fazendo: está chegando na pessoa, destruindo a vida dela e a sua! Porque você está emitindo coisas negativas, sentimentos negativos, a pessoa sentindo coisas negativas. Para que essa destruição de 2 pessoas, você e da outra pessoa? A culpa não é boa. Culpar não é bom, deixa esse negócio de culpa pra lá para de culpar.
” Ah, mas então sou eu que tenho a culpa?” Não, também não, nada é culpa, tudo é aprendizado. Bom ou ruim! Ah, o aprendizado foi bom, ótimo, vamos levar pra eternidade! O aprendizado foi ruim, opa! Espera aí, vamos corrigir isso!
A atitude é sempre de correção do comportamento, de correção do pensamento, de correção daqueles hábitos negativos que estão na sua mente.
Como é que se forma um hábito?
Vamos lá, vamos entrar um pouquinho nas neurociências, mas de um jeito bem simples que você vai entender e vai conseguir explicar pra todo mundo, ó, vamos lá, seus neurônios, eles são um monte de coisinhas compridinhas, um monte de linhas assim, com umas pontinhas que chamam sinapses, tá.
Então seu neurônio é… imagina que cada dedinho meu é um neurônio, e as pontinhas deles têm um gordinho, que são as sinapses, né? E quando você vai aprendendo as coisas lá, com sua família, com seus amigos, o que que vai acontecendo?
Essas sinapses, elas vão chegando pertinho, elas, elas têm estímulos químicos e estímulos elétricos, nós vamos fazendo assim, ó os neurônios pelas sinapses, vão fazendo assim, chegando cada vez mais perto.
Aí ele tá aprendendo, tá aprendendo, tá aprendendo, aprendeu. Ah, agora sim, aqui você tornou uma coisa inerente a você: andar de bicicleta! É tão bem coladinho lá, uma sinapse na outra. As sinapses de aprendizado, elas se colam tão bem, que o que que vai acontecer? Passa 20 anos e você vai lá e anda de bicicleta numa boa, né? Fica bem coladinho. Então, quando você forma os hábitos, você colou as sinapses e aí, o que que vai acontecer?
Você tem maus hábitos e você quer descolar essa sinapses, como que você vai fazer isso? Então agora vou explicar como é que você vai fazer para descolar essa sinapses. Como você vai fazer para desformar esse mau hábito que está incomodando você pra caramba, está atrapalhando a sua vida, está dificultando você de seguir em frente, tirando as suas oportunidades.
Como é que você vai fazer? Você vai anotar esses hábitos? Primeiro você vai anotar todos eles. Pega aí o seu keep no celular, pega aí o seu Bloco de Notas, não sei como é que chama. Aí tem um Monte de software aí que é Bloco de Notas no celular, tá?
Ah, não, eu quero no papel! Pega o seu caderninho lá, seu bloquinho de notas, do jeito que você preferir. Anota todos esses comportamentos que você não gosta e vamos mexer neles, um por vez. Vai pegar lá o seu primeiro. Fez a lista já, né? Fez a lista. Vai pegar lá o seu primeiro comportamento e você vai tentar descobrir, tentar se lembrar.
Você pode fazer isso sozinho, num cantinho, se senta lá e olha. Na hora que você estiver no banheiro, é um ótimo momento para clarear as ideias, para refletir. Você pode fazer isso num passeio, você vai lá com seu caderninho ou então vai se lembrando, como é que eu adquiri esse hábito,
Ou você pode conversar com uma pessoa, uma pessoa que participou da sua vida: nossa, eu sou assim! olha, eu sou agressiva? Eu tenho esse comportamento agressivo, onde será que veio isso? Será que eu aprendi com quem isso aqui? Onde será que eu peguei essa mania, né? É uma mania onde eu peguei essa mania de: a pessoa falar comigo, eu sou agressivo, já mando um palavrão, já mando um coice, aí eu começo a falar alto, começo a gritar com a pessoa, aonde que eu peguei, quem é que fazia isso, de onde é que eu copiei isso, né?
Vamos descobrir, vamos lá, minha mãe será que era assim? E o meu pai, será que o meu pai era assim? Ah, eu tenho os meus irmãos, meus irmãos tinham essas mania! Olha, eu fazia igual meus irmãos!!! Não, não, eu não, acho que foram do meu pai, acho que foi dos meus amigos lá na escola…
Não, não acho que eu peguei isso do meus amigos na escola. Meus amigos gritavam muito. O professor vivia reclamando que a gente gritava muito na sala de aula. Então, foi com eles que eu aprendi gritar, então entendi agora da onde que veio isso!
Mas por que será que eu aprendi gritar? Foi só porque eu observei? Às vezes, você gosta muito de uma pessoa e por causa disso você fica observando ela e você copia o comportamento dela. Aí, agora, se foi por esse motivo, você vai separar isso na sua mente.
Porque o fato de você gostar muito, muito, muito de uma pessoa e você amar uma pessoa, como você deve amar muito seus pais, não significa que você tem que copiar todos os comportamentos deles. Imitar todos os comportamentos. Ainda mais agora que você já tem maturidade e você consegue perceber. OPA, amo muito essa pessoa, mas ela tem qualidades e defeitos, então eu vou copiar as qualidades dela e não os defeitos!
Ah, então eu vou continuar amando muito essa pessoa. Mas agora eu entendi!
Ah, agora eu me lembro porque quando essa pessoa era agressiva e gritava, ela criava problema. Quando você vai se lembrando da situação, você vai entendendo que aquela pessoa, ela tinha vantagens e desvantagens em fazer daquela forma. E aí você absorveu aquilo.
E aí você vai ver que aquilo está causando desvantagens para você. Talvez aquela pessoa tivesse algumas vantagens. Por exemplo, ela gritava, vamos supor que é o seu pai. Ele gritava com os filhos, ele conseguia fazer com que os filhos fizesse o que ele queria, ele conseguia fazer os filhos obedecerem, só que você foi usar isso na sua vida e agora você viu como funciona. Não é porque você grita que as pessoas te obedecem, portanto, você pode abandonar esse comportamento.
Ah, mas assim fica fácil!!! Eu vou lá e abandono meu comportamento. Até parece que é fácil assim, né? Lógico que não, não é fácil. O que que você vai fazer então?
Você vai colocar outro comportamento no lugar daquele.
No começo vai ser difícil, porque você já é acostumado. Você já está com a sinapse colada. Então é um negócio automático, assim, faz tchum, a sua reação é tal, sabe? É colado, o negócio está ali, é difícil de tirar, mas aí o que que você vai fazer?
Auto observação! Porque você está prestando atenção nesse comportamento agora, em tudo que você vai fazer! Tem uma mente superior em você, que é a sua alma, o seu espírito, que vai ficar observando aquela sua mente inferior que está com aquela sinapse ligada errada. Aí ela vai dizer para você: OPA, vamos parar? Gritar, não! Agressividade não!
E aí você vai parar imediatamente. Que o teu eu superior está te falando, aquela parte que é mais nobre em você. Ela está dando uma ordem, ela está dando um comando para você. Agora não vamos parar, vamos falar baixo, vamos acalmar. Você vai respirar fundo e você vai diminuir a voz. É assim que vai acontecer, porque você está consciente, você está atento, você está com a atenção plena na correção do seu comportamento. Atenção plena mindfulness lembra?
Atenção plena é isso, é o tempo todo prestando atenção no seu comportamento. Então você vai prestar atenção total e completa no teu comportamento, conforme você vai conversando com a pessoa e você percebe aquela agressividade chegando, OPA, eu não posso me comportar assim, meu ego. Você não pode se comportar assim.
Eu que mando, o meu superior é que vai dar o comando pro seu ego. Se comportar adequadamente e aos poucos, não é. Na primeira vez que vai acontecer, você vai falar mais baixo, cada vez mais baixo, cada vez mais baixo.
Até que um dia descolou aquela sinapse que fazia você se comportar agressivamente e gritar. Descolou aquela sinapse que fazia você fumar. Porque agora cada vez que você pensa em fumar, você vai fazer uma outra coisa no lugar. Vou buscar um chiclete sem açúcar, Trident tá? Sem açúcar!
Você vai tomar água, tô vontade de fumar, bebe água, anda com a garrafinha, tô doido pra fumar, bebe água, ai que água gostosa nossa, essa água é tão boa o seu superior está te mandando aquela ordem, bebe água agora é hora de beber água tenho vontade de chamar hora de beber água olha, olha a sua sinapse descolando e uma outra sinapse aqui de beber água colando uma atitude saudável. Um comportamento saudável, beber água, beber bebida alcoólica, mesma coisa beber água, não imagina que a água é uma bebida alcoólica, não, não imagina que a água é o cigarro, não imagina que a água é deliciosa, que ela é muito, muito superior a bebida alcoólica. O gosto dela é delicioso.
Você vai mudando. Aquele mudança de comportamento, é o que você vai fazer, tá? E. Se você tem um hábito específico negativo, um comportamento repetitivo e negativo, que você quer mudar? Manda aqui nos comentários que eu vou responder para você, que tipo de outros comportamentos você pode usar para substituir sempre por coisas saudáveis?
Então, pessoal, era isso que eu tinha para falar para vocês hoje. Observe seus comportamentos, anote tudo, pense em comportamentos para substituir comportamentos saudáveis. Para substituir esses comportamentos negativos e comece a mudança, aja, porque só agindo é que funciona. Gente, esse negócio de pensamento positivo não funciona. Só pensar não funciona. Tem que até o pensar. Até pensamento positivo exige uma ação no pensamento.
Para a cocriação, uma ação com a energia, tá, só pensar não é suficiente. Você tem que se elevar, elevar a sabebração num nível mais alto e cocriar aquela realidade. Então, não é pensar, apenas pensar. É uma coisa da mente melhor, cocriar uma coisa da mente maior, do eu, superior. Pensar do ego cocriar é do espírito, da alma, da essência.
Está bem? Então vamos agir, agir sem hesitação é a coisa que faz mudar, tá? Se você ficar lá pensando, pensando, pensando em não agir, não adianta, beleza? Então é isso aí.
Agradecimentos
Antes de encerrar, eu gostaria de agradecer a você por ter ficado comigo até o final! Se você gostou, não se esqueça de deixar aquele like iluminado, de deixar seus comentários e de inscrever para receber mais conteúdos como este!
Gostaria de agradecer também a todos os criadores de conteúdo, artistas, músicos, fotógrafos e às plataformas que disponibilizam seus conteúdos para que possamos usar e tornar nossos conteúdos mais atraentes e interessantes.
Encerramento
Desejo a todos os seres uma vida plena, com muita luz e que você siga seu caminho de crescimento e expansão espiritual na mais santa paz!
Namastê!
Créditos
Música
- Liborio Conti Vacation Vibe