Quais são os Fundamentos do Espiritismo Kardecista?

Espiritismo Kardecista ©Alfarrábios da Alma, 2024
Sumário

Assista no Youtube

Compreenda o que é o Espiritismo Kardecista, quem o criou e os seus fundamentos. Hoje vou mostrar pra vocês como desvendar os segredos da alma, se comunicar com os espíritos e entender tudo sobre a reencarnação e as vidas passadas. Sem falar que vamos mergulhar nos ensinamentos de Allan Kardec, o estudioso do século das luzes que deu nome a essa doutrina tão interessante, que é o Espiritismo. Então, se você tá curioso para saber mais sobre “O Livro dos Espíritos”, entender o mundo imaterial e nossa conexão com ele, vem comigo nessa aventura!

Introdução

O Espiritismo é considerado uma tradição religiosa que tem como fundamentos os seguintes princípios:

  • A crença na imortalidade da alma
  • A crença na comunicação dos espíritos desencarnados com os seres vivos
  • A crença na reencarnação da alma em um corpo físico
  • A crença em leis eternas e imutáveis que regem a natureza e os seres

Allan Kardec

Tudo começou com o Sr. Allan Kardec, que compilou diversos registros de perguntas com respostas dos espíritos provenientes de todo o mundo. Na época de Allan Kardec, ocorria principalmente na Europa o fenômeno das mesas girantes. Nesse fenômeno, um grupo de pessoas formava um círculo em torno de uma mesa e invocava espíritos para comunicação. Eles faziam perguntas aos espíritos e estabeleciam os sinais de resposta, por exemplo, uma batida para sim, duas batidas para não. Então, esses espíritos respondiam movimentando a mesa, de acordo com as batidas.

O Sr. Alan Kardec, que era um eminente pedagogo, formado por Pestalozzi, passou a estudar esse interessante fenômeno.

Buscando dar um caráter científico aos seus estudos sobre o Espiritismo, ele compilou um rol de perguntas fixas e comparou as respostas dos espíritos a essas perguntas, considerando para sua compilação somente as respostas coincidentes em algum grau.

E assim Kardec lançou “O Livro dos Espíritos”, que marca o surgimento do Espiritismo, da França para o mundo.

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos contém a base filosófica do Espiritismo, sendo formado pelas perguntas e respostas dos espíritos, porém compilado por Kardec de forma lógica e coerente, de tal maneira que todo o conteúdo se harmoniza, sem conflitos de ideias.

Agora vamos compreender as máximas do Espiritismo.

E se você chegou até aqui e acha que esse conteúdo é interessante, que tal nos deixar aquele like iluminado, se inscrever no canal, compartilhar com os seus amigos e deixar suas dúvidas e comentários? 

As máximas do Espiritismo

A Imortalidade da Alma

Os espíritas compreendem que a nossa verdadeira vida é espiritual e não material. Que estamos aqui neste planeta encarnados a fim de aprender lições e acertar nossos erros de vidas passadas, evoluindo sempre para a perfeição espiritual.

Com isso, a alma é imortal e o corpo físico é algo passageiro, servindo apenas como uma roupagem descartável para que possamos vivenciar experiências e evoluir, até que estejamos prontos a nos integrar a Deus.

Mas nossa essência está na alma e vai permanecer viva, independente do corpo físico. Quando a alma deixa o corpo físico, ela passa a ser chamada “espírito”, ou a alma desencarnada.

Se somos espíritos em evolução, é provável que possamos nos comunicar com os espíritos, mesmo nós estando encarnados e eles desencarnados.

A história nos mostra ao longo das gerações, em todas as raças, culturas, tradições e credos, que os espíritos nos contatam pelos mais variados motivos, assim como nós vivos os contatamos da mesma forma.

Em geral os espíritos nos trazem avisos sobre possíveis ocorrências futuras, que podem ser modificadas pelo ouvinte precavido. Às vezes, nos trazem testemunhos da motivação de sua morte mal esclarecida e nos contam algo sobre como é “o outro lado”, isto é, o mundo espiritual. E normalmente eles fazem essa comunicação por meio de um médium.

A mediunidade

O médium é entendido no Espiritismo como o intermediário entre o mundo espiritual e o mundo material. Todos os fenômenos que envolvem médiuns são chamados fenômenos mediúnicos, sendo que a mediunidade é a capacidade de um ser encarnado de comunicar-se com os seres desencarnados.

No mundo todo, desde tempos imemoriais, os fenômenos mediúnicos são registrados em diversos lugares e épocas da História, sob diversas formas. Nas tradições religiosas pode-se ver os médiuns na figura daqueles que intermediam a comunicação entre as deidades, os santos e os mortos com os vivos e o mundo material.

Com base nessa atemporalidade e nos estudos de Kardec, o Espiritismo entende que é necessário o médium para fazer a comunicação entre os espíritos e o mundo físico. E que há médiuns de diversas qualidades, os auditivos, os visuais, os cinestésicos, entre outros.

Com isso, o médium é um dos principais fundamentos do Espiritismo, de modo que boa parte dos textos espíritas são fruto da comunicação de espíritos com médiuns. 

A Reencarnação

Outro princípio importante do Espiritismo é a reencarnação, por meio da qual o espírito encarna em um corpo físico a fim de evoluir. E por que re-encarnação e não apenas encarnação?

Porque somente a primeira vez que o espírito encarna seria encarnação. Em todas as vezes seguintes ele repete a encarnação, passando a chamar reencarnação.

Após finalizar seu ciclo de vida, o corpo morre, mas o espírito permanece vivo seguindo adiante e reencarnando em outro corpo físico para continuar suas vivências.

Ao longo das vidas na matéria, o Espírito evolui, ao ponto de transcender a matéria e não mais precisr dela para o seu aprendizado.

Não se sabe ao certo quantas reencarnações são necessárias para uma evolução completa, nem se as vidas em um planeta são suficientes para a transcendência, mas muito se especula a respeito.

Algumas pessoas tomam conhecimento de suas vidas passadas, compartilham suas experiências, dando-nos pequenos vislumbres das tramas da eternidade.

No entanto, a maioria são histórias de difícil confirmação prática, que dependem mais da lógica e perspicácia do interessado.

A reencarnação é o que dá sustentação a uma justiça divina, pois permite ao errante corrigir seus erros nas esteiras do tempo, fantasiado de diferentes personagens, ora como vítima, ora como algoz, ora odiando, ora perdoando.

Sem a reencarnação perde-se a possibilidade da justiça, pois quaisquer parâmetros que se utilize tornam até mesmo as oportunidades desiguais para todos.

A reencarnação funciona como um fio que articula a trama da vida, permitindo a um espírito realizar seus acertos kármicos, seguindo adiante com seus aprendizados, em meio a diferentes cenários e personagens, o que não seria possível em uma só vida.

Por isso a reencarnação é tão importante para o Espiritismo, pois permite ao espírito em evolução o retorno à vida material, vezes sem conta, a fim de vivenciar e transcender no teatro da existência.

Leis Eternas e Imutáveis

Por fim o Espiritismo admite a existência de leis eternas e imutáveis, que possibilitam as vivências dos seres de forma a evoluir e transcender, chegando finalmente à iluminação completa, ou seja, 100% de energia, de luz, de integração a Deus.

Créditos

Música

1 – liborio-conti-the-hope.mp3

Posts Relacionados

Está gostando do nosso conteúdo?  Compartilhe e Deixe seu Review!

Compartilhe!

Deixe seu Review!
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Ouça agora mesmo!

Ouça na sua plataforma favorita!

Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!