No capítulo anterior, nós entendemos os conceitos das palavras crença e limitante e o significado da junção entre essas duas palavras, crenças limitantes, que são ideias que uma pessoa absorve e aceita como suas por parecem boas para ela, mas que, em algum momento, passam a atrapalhar sua vida, criando problemas repetitivos que ela não consegue resolver, devido a essas crenças.
Agora, seria interessante entender de onde elas surgem e quais as fontes dessas crenças. Será que surgem de nós mesmos? Ou será que vem dos outros? E por que raios nós aceitamos essas coisas limitantes dentro de nós? Será que foi inconsciente? Como é que você deu essa bobeira e deixou isso entrar em você? Como é que você não percebeu nada?
Entender as fontes das nossas crenças e, mais especificamente, das nossas crenças limitantes é uma muito importante, porque vai ajudar você a se observar e a procurar dentro de você, na sua história de vida, nas suas lembranças, no seu comportamento, em tudo que você faz, se tem alguma crença limitante movendo você para um abismo qualquer! E vai te ajudar a quebrar essa crença, antes que você caia! E vai te ajudar a subir, a escalar a montanha da ascendência seguindo os seus próprios caminhos, de um jeito mais agradável e mais prazeroso para você!
Quais as fontes das crenças?
Normalmente, a crença tem origem nas pessoas com as quais convivemos. E conviver não significa necessariamente viver junto, presencialmente. Além de convivermos com a nossa família na mesma casa, também convivemos com nossos colegas na escola, no trabalho, no lazer, com os personagens da TV, com os escritores que lemos, com os youtubers que seguimos e assim vai. São muitas as influências externas.
E como nós absorvemos as crenças do meio externo? Pode ser a partir do comportamento, do pensamento ou do sentimento das pessoas com quem convivemos ou dos ambientes que frequentamos, presencialmente ou virtualmente. E muitas vezes, nós mesmos criamos as crenças, com base na nossa observação sobre o mundo.
Então, mesmo quando nós criamos a crença, ela quase sempre vem do meio externo ou para satisfazer alguma condição do meio externo, por exemplo, sua família, seus amigos ou o grupo do qual você participa.
Vamos explicar e dar exemplos de cada uma delas.
Este conteúdo faz parte do curso “Três Passos para Eliminar suas Crenças Limitantes“, da Academia do Alfarrábios da Alma. Para adquirir, clique no link da imagem.