Este 2º capítulo da série *”Os Segredos da Autoestima”* vídeo fala sobre a autoestima baixa e a culpa que atribuímos aos outros ou a nós mesmos por esse problema. Mas será que é uma vantagem culpas a nós mesmo ou aos outros pelos nossos problemas? Neste capítulo, vamos aprofundar essa questão e encontrar formas mais eficazes de melhorar a autoestima.
Boas Vindas e Apresentação do Vídeo
Sabe aquelas pessoas que vivem culpando os outros pelos seus problemas? A pessoa está sempre criticando todo mundo, e ela é sempre uma vítima e todos são culpados por tudo que acontece com elas? Pois é, mas será que a culpa é mesmo das outras pessoas? E será que é realmente uma vantagem para ela ficar culpando os outros pelos nossos problemas? Então, vem comigo descobrir, pois eu vou revelar aqui 7 segredos para você melhorar sua autoestima e viver melhor consigo e com os outros.
Apresentação da Série
Este episódio faz parte da série “Os Segredos da Alma”, do canal Alfarrábios da Alma, em que eu trago para você alguns toques que eu aprendi ao longo da minha vida como sannyasin, praticando, experimentando e vivenciando a espiritualidade no meu dia a dia, na minha rotina, de onde eu sempre procuro extrair o aprendizado para a minha alma.
Esses segredos também vêm de muitos livros, audiolivros, vídeos, cursos, palestras e dos muitos mestres da sabedoria que me orientaram e me ajudaram a seguir um caminho espiritual. Afinal, ninguém é uma ilha! E tudo que inventamos ou descobrimos é sempre proveniente daqueles que vieram antes de nós, os precursores do conhecimento e da sabedoria, desde os primórdios da humanidade.
Sou muito grata a todos aqueles que me ensinaram, por bem ou por mal, na alegria ou na tristeza, na facilidade ou na dificuldade, no trabalho ou na diversão, pela dor ou pelo amor! E sou grata a você por estar aqui comigo hoje!
E que eu possa ser útil a você, mesmo que você não concorde com o que eu digo! Mesmo que você discuta comigo! Afinal o seu arcabouço de conhecimentos e de experiências é diferente do meu, porque cada ser humano é único e especial! E isso é maravilhoso, pois cada um pode agregar ao outro mais conhecimentos e experiências! E assim todos vamos todos expandindo nossa consciência para nos unirmos à Existência!
Apresentação do Episódio
Nesse episódio da série “Segredos da Alma”, nós vamos tratar dos “7 Segredos da Autoestima”. O episódio tem aproximadamente 1 hora de duração e está dividido em 10 capítulos, na playlist “7 segredos da autoestima”, que está na descrição do vídeo. Se você chegou de paraquedas nesse capítulo e quiser assistir aos outros, é só adicionar às suas playlists!
E se você curtir esses segredos, deixe o seu like, para que o Youtube recomende para outras pessoas; inscreva-se no canal, para receber mais conteúdos como esse; e compartilhe com seus amigos! Você também pode deixar suas dúvidas e sugestões aí nos comentários, beleza?
Autoestima baixa: de quem é a culpa?
No capítulo anterior, nós falamos da autoestima e da outroestima e de como nós ficamos em conflito quando começamos a conviver com os outros, porque não sabemos como nos dividir, se agradamos a nós mesmos ou às outras pessoas. E, muitas vezes, esse conflito interno que vivemos nos leva a culpar alguém por isso. Às vezes, culpamos a nós mesmos e outras vezes, culpamos os outros.
Mas, na verdade, a sua dificuldade em lidar consigo mesmo e de lidar com os outros não é culpa deles! E também não é culpa sua! Porque a culpa não é um bom sentimento para lidar com as situações.
O problema é simplesmente não saber dosar o que damos a nós mesmos e o que damos aos outros. E isso se torna um problema de baixa autoestima. E, agora, fica mais fácil de entender! Porque a baixa autoestima é um pequeno desajuste entre amar a si mesmo e amar ao outro. Entre a sua capacidade de se respeitar e respeitar o outro. De se valorizar e valorizar o outro. E mais: de dar amor a si mesmo ao invés de esperar pelo amor do outro.
Aí você vai dizer: mas meu pai é realmente assim, é exigente comigo e não me deixa fazer nada. Não sou eu! É meu pai que me reprime! É a escola que tem regras! É a igreja que tem princípios! E eu tenho que seguir, tenho que fazer o que me mandam! “Tenho que”, “tenho que”. Se você é uma criança ou adolescente que ainda depende dos pais, até é compreensível você dizer isso. Mas se você é um adulto, talvez seja essa atitude que está diminuindo seu amor próprio, que é sua autoestima.
Então, pense comigo: se você cresce e amadurece, atribuindo tudo que acontece com você aos outros, culpando os outros, você está dando todo o poder aos outros de fazerem o que quiserem com você! Geralmente, é exatamente isso que fazemos. Não colocamos os limites e o meio-termo, a linha divisória que separa os outros de nós mesmos. E começamos a nos misturar com os outros, e ficamos sem saber quem somos.
Este conteúdo faz parte do curso “Os Segredos da Autoestima”, da Academia do Alfarrábios da Alma. Para adquirir, clique no link da imagem.