Os 7 Segredos da Autoestima: A Síntese – Os 7 Segredos da Autoestima – Cap. 06

Os 7 Segredos da Autoestima - Os 7 Segredos da Autoestima - Cap. 06 ©Alfarrábios da Alma, 2023
Sumário

Neste 6º e último capítulo do episódio, eu vou, finalmente, revelar para você os 7 segredos da autoestima, para que você possa se transformar, afinar a sua autoestima, melhorar seu auto-conceito, seu autovalor e se aceitar plenamente.

Boas Vindas e Apresentação do Vídeo

Depois dessa nossa jornada sobre autoestima, essas elucubrações e reflexões filosóficas, como é que está a sua autoestima? Você conseguiu refletir um pouco sobre isso? Acho que essas nossas conversas ajudaram você de alguma maneira a se compreender um pouco? E agora a pergunta que não quer calar? Você quer mesmo saber quais são os sete segredos da autoestima? Então, vem comigo descobrir, pois eu finalmente vou revelar para você 7 segredos da autoestima.

Apresentação da Série

Este episódio faz parte da série “Os Segredos da Alma”, do canal Alfarrábios da Alma, em que eu trago para você alguns toques que eu aprendi ao longo da minha vida como sannyasin, praticando, experimentando e vivenciando a espiritualidade no meu dia a dia, na minha rotina, de onde eu sempre procuro extrair o aprendizado para a minha alma. 

Esses segredos também vêm de muitos livros, audiolivros, vídeos, cursos, palestras e dos muitos mestres da sabedoria que me orientaram e me ajudaram a seguir um caminho espiritual. Afinal, ninguém é uma ilha! E tudo que inventamos ou descobrimos é sempre proveniente daqueles que vieram antes de nós, os precursores do conhecimento e da sabedoria, desde os primórdios da humanidade.

Sou muito grata a todos aqueles que me ensinaram, por bem ou por mal, na alegria ou na tristeza, na facilidade ou na dificuldade, no trabalho ou na diversão, pela dor ou pelo amor! E sou grata a você por estar aqui comigo hoje! 

E que eu possa ser útil a você, mesmo que você não concorde com o que eu digo! Mesmo que você discuta comigo! Afinal o seu arcabouço de conhecimentos e de experiências é diferente do meu, porque cada ser humano é único e especial! E isso é maravilhoso, pois cada um pode agregar ao outro mais conhecimentos e experiências! E assim todos vamos todos expandindo nossa consciência para nos unirmos à Existência!

Apresentação do Episódio

Nesse episódio da série “Segredos da Alma”, nós vamos tratar dos “7 Segredos da Autoestima”. O episódio tem aproximadamente 1 hora de duração e está dividido em 6 capítulos, na playlist “7 segredos da autoestima”, que está na descrição do vídeo. Se você chegou de paraquedas nesse capítulo e quiser assistir aos outros, é só adicionar às suas playlists!

E se você curtir esses segredos, deixe o seu like, para que o Youtube recomende para outras pessoas; inscreva-se no canal, para receber mais conteúdos como esse; e compartilhe com seus amigos! Você também pode deixar suas dúvidas e sugestões aí nos comentários, beleza?

Os 7 Segredos da Autoestima

No capítulo anterior, nós falamos sobre os juízes na sua mente, que você permitiu que entrassem em você e estão sempre julgando suas atitudes, seus pensamentos, suas emoções e sentimentos. Falamos também sobre as crenças limitantes que você assimilou do meio externo e que podem estar interferindo na sua autoestima e que elas não são suas, de verdade, por isso você precisa se libertar dessas crenças.

No entanto, esses juízes, muitas vezes, são representados por pessoas próximas que têm mais influência sobre você, ou por grupos de que você participa. Mas eles não são realmente as pessoas e sim os reflexos dessas pessoas na sua mente, te julgando. E se você entrar em contato com esses juízes internos por meio da meditação, vai ser capaz de identificar as crenças que estão limitando você e interferindo na sua autoestima. E vai se libertar dos juízes e das crenças, melhorar seu fluxo de pensamentos, pensar e agir de acordo com a sua intuição e fazer o que é certo naturalmente, a partir da sua alma. 

Aí você me diz: “ah você falou, e falou durante 5 capítulos e não disse nenhum segredo da autoestima! Afinal, quais são os sete segredos para você melhorar sua autoestima???”

Agora, chegou o momento de eu revelar para você esses 7 segredos! Na verdade, você vai perceber que eu já falei todos eles durante os capítulos anteriores, então agora, é só fazer uma síntese de toda essa análise que fizemos juntos, certo? Então, vamos lá…

  1. O primeiro segredo é “Evite a outroestima para ter autoestima”, ou seja, não deixe que a sua vontade de agradar o outro, de ser aceito pelo outro esteja acima do seu próprio bem estar, da sua auto aceitação; procure equilibrar isso, amando a si mesmo e só então, amando ao próximo como a si mesmo. Lembre-se: você só pode dar o que você tem! 
  2. O segundo segredo é: “Não existem culpados. Somos todos inocentes”. Eu me lembro que existe um livro da Zibia Gasparetto com esse título, o qual eu li e mostra exatamente isso. “Somos todos inocentes!”. Não culpe os outros pelo que acontece com você, e também não culpe a si mesmo. A culpa não tem nenhuma utilidade. Substitua a culpa por responsabilidade. E procure ser responsável pelos seus atos e pelos fatos que te acontecem, mesmo que pareça que eles foram causados por outros. Na verdade, foi você que de alguma forma atraiu isso para você. E isso é maravilhoso, pois se você é responsável por algo, você também tem o poder de resolver, de modificar aquilo! E quando você assume a responsabilidade por tudo que te acontece na vida, você consegue realizar feitos extraordinários!
  3. E o terceiro segredo é: “Faça pequenos ajustes nos espelhos da sua mente”, para que você consiga enxergar e interpretar as pessoas e os acontecimentos como eles realmente são, separados de você, sem envolver os seus próprios sentimentos, pensamentos e crenças, porque isso vai fazer você entender que não é nada contra você, que cada pessoa só está tentando resolver seus próprios problemas e por isso ela agiu de uma determinada forma com você; isso te dá uma grande liberdade, você se torna independente das pessoas; e esses ajustes na mente vão te ajudar a aceitar a si mesmo como você realmente é, e aceitar aos outros como realmente são, mesmo porque nenhum de nós atingiu a perfeição, não é mesmo? o que nos resta sem a perfeição? aceitação!
  4. Vamos ao quarto segredo: “Dê aos outros o que você tem dentro de você”, porque você só pode dar o que você tem. Então, para conseguir dar aos outros algo de bom, você precisa ter algo bom dentro de você. E para ter algo bom aí dentro, você precisa se amar, antes de amar os outros. Lembra do que aquele grande sábio Jesus falou? “Ama ao próximo como a ti mesmo”. Ou seja, primeiro você tem que amar a si mesmo e só depois amar o próximo. Se você não tiver amor em você, como é que você vai dar amor aos outros? Se você notar que está dando aos outros sentimentos ruins, pegue eles de volta para você humildemente e analise o que está te fazendo sentir essas coisas negativas, mas não dê isso para os outros, senão eles podem te devolver o mesmo. Mergulhe dentro de você até que esses sentimentos negativos vão embora. E então você estará pronto para dar o melhor de você a si mesmo e aos outros, certo?
  5. O quinto segredo é: “Sua consciência é seu único juiz”. Não permita que os outros sejam seus juízes, lembre-se que só a sua consciência é o seu juiz, e isso o contato com a sua verdadeira consciência não tem nada a ver com os outros, ele só pode acontecer por meio da sua intuição e não das crenças que você absorveu do mundo. Sejam crenças positivas ou negativas que você absorveu do mundo, elas podem estar impedindo você de se amar, de se respeitar e, consequentemente, de ter um bom relacionamento com os outros, porque você não está sendo você mesmo; então, deixe as crenças de lado e busque no mais profundo da sua consciência, a partir da sua intuição, as respostas e as soluções para viver sua vida e isso vai permitir que você seja você mesmo e se relacione bem melhor com os outros!
  6. O sexto segredo é “Busque a autoestima da sua alma e não do seu ego”. Lembre-se que a sua autoestima pode vir de duas fontes. Do ego e da alma. Procure distinguir essas fontes para tomar suas decisões, para lidar consigo mesmo e para interagir com os outros. Dê preferência para agir pela autoestima que vem da sua alma, por meio da intuição. A do ego é aquela que vem das crenças, que você aprende do mundo externo e nem sempre elas são muito boas para você. Mas a autoestima que vem da alma é maravilhosa e nunca vai confundir você! Ela está sempre certa, porque vem de Deus, da Unicidade. E você verá por si mesmo os resultados maravilhosos de seguir os conselhos da sua alma, do seu espírito, do seu Eu Superior! É de lá que vem o amor!
  7. E o sétimo segredo pode-se resumir em uma palavra: “Medite!” Porque a meditação é o 0800 da alma, lembra? É pela meditação que você vai conseguir bater um fio para Deus, para o seu Eu Profundo e vai obter as respostas corretas para agir no mundo; consequentemente, isso vai te dar o sentimento de pertencimento, o sentimento de autoestima, de autovalor, de auto aceitação como um ser que está evoluindo e expandindo sua luz!

E um último conselho bem prático é que você faça a “Meditação Guiada para Melhorar a Autoestima”, pensando nessas analogias e nesse simbolismo que eu expliquei aqui para você. Você pode fazer essa meditação por um período de uns 30 dias para fortalecer bem sua autoestima e eliminar os juízes da sua mente e fazer as pazes com todas as pessoas que você pintou na sua cabeça como juízes. Isso vai dar um ótimo resultado. 

E você também pode fazer essa meditação guiada esporadicamente, quando você sentir uma baixa na sua autoestima. Eu digo por mim mesma, porque sempre que eu sinto minha autoestima abalada, seja por críticas, por algo que deu errado com alguém, algum relacionamento estremecido, alguma sensação de carência ou de desvalor, eu faço a meditação da autoestima e logo eu volto ao prumo, consigo me centrar rapidamente e dissolver aqueles sentimentos, emoções e sensações negativas. 

Enfim, se você aprender esses segredos e praticá-los mesmo, de verdade, você vai perceber muitos benefícios: 

  • vai melhorar sua autoestima
  • vai consolidar o seu autovalor
  • vai promover a sua auto aceitação
  • vai aumentar sua autoconfiança
  • ampliar a sua intuição
  • amar a si mesmo
  • estar em paz consigo mesmo
  • estar em paz com os outros
  • amar as pessoas, sem permitir que elas invadam você 
  • deixar de ver as pessoas como seus juízes
  • ficar consciente de suas crenças limitantes
  • eliminar crenças que diminuem a sua autoestima
  • e vai fazer a coisa mais importante da vida: conectar-se com sua alma!

Agradecimentos

Antes de encerrar, eu quero agradecer a você por ter ficado comigo até o final! Se gostou do vídeo, não se esqueça de deixar aquele like iluminado, de deixar seus comentários sobre o que você achou do vídeo e de inscrever para receber mais conteúdos como este! Isso tudo ajuda a divulgar o canal para mais pessoas com interesse nesse assunto e nos motiva a criar mais vídeos como esse para você!

Gostaria de agradecer também a todos os criadores de conteúdo, artistas, músicos, fotógrafos e às plataformas que disponibilizam seus conteúdos para que possamos usar e tornar nossos conteúdos mais atraentes e interessantes.

Encerramento

Desejo a todos os seres uma vida plena, com muita luz e que você siga seu caminho de expansão espiritual na mais santa paz!

Namastê!

Está gostando do nosso conteúdo? Deixe seu review e compartilhe!

Avaliação do Post
0.0/5

Avalie o Post

Assista no Youtube

Ouça agora mesmo!

https://podcasters.spotify.com/pod/show/alfarrbios-da-alma/embed/episodes/Os-7-Segredos-da-Autoestima---Os-7-Segredos-da-Autoestima---Cap--06-e24i3hp

Ouça na sua plataforma favorita!

Por favor, confirme seu e-mail
Obrigada por sua inscrição!

Para concluir o processo de confirmação, por favor, clique no link da mensagem enviada para o e-mail que você nos indicou.

Caso você não receba o e-mail em instantes, por favor, verifique em sua caixa de spam e marque os e-mails do Alfarrábios da Alma como "não é spam".

Saudações de luz!
Alfarrábios da Alma

Assine Nossa Newsletter

Receba conteúdos fantásticos sobre autoconhecimento, espiritualidade e denvolvimento pessoal para tornar sua vida cada vez mais plena!!!

*Não enviamos spam!